If you continue to use this site, you consent to our Privacy Policy.

17 janeiro 2018

Hard Fork e Soft Fork - explicação simples


Afinal o que são hard forks e soft forks? O canal Savjee no Youtube, fez um excelente vídeo simplificado explicando. Confira abaixo e se as legendas em português não estiverem disponível ainda, confira a transcrição do áudio feita por nós abaixo.



Se você está interessado em criptomoedas, você provavelmente já ouviu falar sobre algo chamado fork. Nós já vimos alguns forks, mas o que eles são exatamente? Antes de nós podermos sabermos o que é um fork, você precisa entender como uma blockchain funciona. Você pode ler sobre clicando aqui para uma explicação simples.

Neste vídeo eu usarei Bitcoin como exemplo principal, mas todos estes conceitos se aplicam a outras criptomoedas também. Como você provavelmente sabe, Bitcoin é uma moeda digital e isto significa que é implementada por um monte de programas. Este programa é chamado de protocolo Bitcoin e estabelece regras que todos devem concordar se quiserem usar Bitcoin.

Isso inclui o quão grande é um bloco, qual a recompensa dos mineradores, como as taxas são calculadas, etc. Mas, assim como qualquer projeto de software, o desenvolvimento do Bitcoin nunca será concluído. Há sempre espaço para melhorias.

Os desenvolvedores do Bitcoin regularmente lançam atualizações para corrigir problemas ou aumentar o desempenho. Algumas dessas melhorias são pequenas, mas outras mudam fundamentalmente a maneira como o Bitcoin funciona. Então às vezes acontece de um grupo de desenvolvedores discordar da direção que o Bitcoin está tomando.

Os mineradores também podem discordar, pois as atualizações do protocolo do Bitcoin podem reduzir seus lucros. Se um grupo de pessoas estão insatisfeitos, eles podem escolher seguir seu próprio caminho e criar sua própria versão do protocolo e separar-se da blockchain.

Então o que acontece se eles fizerem isso? Bem, o Bitcoin consiste em duas grandes peças: o protocolo Bitcoin e a cadeia de blocos que guarda todas as transações que já aconteceram. Se eles decidirem criar seu próprio fork, eles começam copiando o código do protocolo do Bitcoin e começam fazer suas mudanças. Eles podem fazer isto, pois o Bitcoin é completamente de código aberto.

Depois de implementarem as mudanças desejadas, eles definem um ponto no tempo em que a separação (fork) se tornará ativo. Isso é feito especificando um número de bloco. Por exemplo: você pode dizer que seu fork vai ser ativado quando o número de bloco 480.000 é atingido na blockchain. Quando esse número de bloco é atingido, a comunidade se divide em dois. Algumas pessoas decidem apoiar o protocolo original, enquanto outros querem apoiar o fork.

Cada grupo então começa a adicionar novos blocos a cadeia de blocos que eles querem suportar. Neste ponto, ambos os blockchains são incompatíveis entre si. Como um fork é baseado na blockchain original, todas as transações ocorridas na blockchain original, também ocorreu na do fork.

E isso significa que se você tivesse uma certa quantidade de moedas antes do fork, você também receberá a mesma quantidade na nova moeda. Algumas pessoas chamam isso de dinheiro grátis, mas tudo depende se o fork vai ou não ter um valor atrativo. 

Nós já vimos alguns hard forks. Isto aconteceu com Bitcoin em 1º de agosto de 2017, quando o Bitcoin Cash nasceu, por exemplo. Nesse caso, os desenvolvedores não entraram em consenso sobre um novo tamanho que um bloco poderia ter. Alguns queriam que ele fosse de 1mb para 2mb, mas outros queriam aumentar ainda mais.

Quando os assuntos não puderam ser resolvidos, ambos os grupos decidiram seguir seu próprio caminho. Bitcoin já teve alguns hard forks, alguns forks tornaram-se mais bem sucedidos do que outros. Mas não é o único. Também o Ethereum teve um hard fork quando se dividiu em Ethereum e Ethereum classic.

Então, isso é essencialmente o que um hard fork é. Mas também há algo chamado de "soft fork", então, qual é a diferença? Um hard fork ocorre quando alguém separa o Bitcoin e o torna-o incompatível com o original. Se, no entanto, você criar um fork do Bitcoin e fazer suas alterações para que seja compatíveis, então chamamos isso de soft fork. Uma diferença sutil.

Então, agora você sabe o que é um hard fork e porque eles acontecem. Como as criptomoedas estão se tornando cada vez mais populares, é seguro dizer que os desentendimentos se tornaram mais frequentes e mais forks serão criados. 

Leia também como funciona a Blockchain (clique aqui), a criptografia de chave pública (clique aqui) e o que são contratos inteligentes (clique aqui).




~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]