Contratos inteligentes - explicação simples

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit


Contratos inteligentes são muito populares hoje em dia, mas o que são e quais problemas eles resolvem? O canal Savjee no Youtube, fez um excelente vídeo simplificado explicando como funciona os 'smart contract'. Confira abaixo e se as legendas em português não estiverem disponível, confira a transcrição do áudio feita por nós abaixo.


O termo "smart contract" foi pela primeira vez usado por Nick Szabo em 1997, bem antes do Bitcoin ser criado. Ele é um cientista da computação, jurista e criptógrafo, de modo que pouparei suas exatas palavras.

Mas em termos simples: ele queria usar um livro-razão distribuído para armazenar contratos. Agora, contratos inteligentes são exatamente como contratos no mundo real. A única diferença é que eles são completamente digitais.

De fato um contrato inteligente é atualmente um pequeno programa de computador que é armazenado dentro de uma blockchain. Vamos dar uma olhada em um exemplo para entender como contrato inteligentes funcionam.

Você provavelmente é familiar com o Kickstarter, a maior plataforma de arrecadar fundos. Pessoas podem ir ao Kickstarter, criar um projeto, configurar uma recompensa e começar a coletar dinheiro de quem acredita na ideia.

Kickstarter é essencialmente  um terceiro que se coloca entre os idealizadores e os doadores. Isto significa que ambos precisam confiar no Kickstarter para lidar com o dinheiro corretamente. Se o projeto for financiado com sucesso, a equipe do projeto espera que o Kickstarter os dê o dinheiro.

Por outro lado, doadores querem que seus dinheiros vão para o projeto se for concretizado ou obter um reembolso quando o projeto não atingir os objetivos. Tanto a equipe do produto como seus apoiadores têm que confiar no Kickstarter.

Mas, com contratos inteligentes, podemos construir um sistema similar que não requer um terceiro como o Kickstarter. Então, vamos criar um contrato inteligente para isso!

Podemos programar o contrato inteligente para que ele detenha todos os fundos recebidos até certa recompensa ser atingida. Os apoiadores de um projeto agora podem transferir seu dinheiro para o contrato inteligente.

Se o projeto for totalmente financiado, o contrato passa automaticamente o dinheiro para o criador do projeto. E se o projeto não atingir o objetivo, o dinheiro automaticamente volta para os apoiadores. Muito legal, certo?

E porque os contratos inteligentes são armazenados em uma blockchain, tudo está completamente distribuído. Com esta técnica, ninguém controla o dinheiro. Mas espere um minuto!

Por que devemos confiar em um contrato inteligente? Bem, porque os contratos inteligentes são armazenados em uma blockchain, eles herdam alguns interessantes propriedades.

Eles são imutáveis e são distribuídos. Ser imutável significa que, uma vez que um contrato inteligente é criado, nunca pode ser alterado novamente. Então, ninguém pode por atrás de suas costas manipular o código do seu contrato. E sendo distribuído significa que a saída do seu contrato é validada por todos na rede.

Então, uma única pessoa não pode forçar o contrato a liberar os fundos porque outras pessoas na rede irá detectar esta tentativa e marcá-la como inválida. A manipulação de contratos inteligentes torna-se quase impossível.

Os contratos inteligentes podem ser aplicados a muitas coisas diferentes, não apenas no financiamento colaborativo. Os bancos poderiam usá-lo para emitir empréstimos ou para oferecer pagamentos automáticos. 

As companhias de seguros poderiam usá-lo para processar certas reivindicações. As empresas de correios poderiam usá-lo para pagamento na entrega, e assim por diante...

Então, agora você pode se perguntar onde e como você pode usar contratos inteligentes. No momento, há um punhado de blockchains que suportam contratos inteligentes, mas a maior é o Ethereum.

Que foi criado e projetado especificamente para suportar contratos inteligentes. Eles podem ser programados em uma linguagem de programação especial chamada Solidity.

Esta linguagem foi criada especificamente para o Ethereum e usa uma sintaxe que se assemelha ao Javascript. Vale a pena notar que o Bitcoin também tem suporte a contratos inteligentes, embora seja muito mais limitado do que comparado ao Ethereum.

Então, agora você sabe o que são os contratos inteligentes e o problema que eles solucionam. Leia também como funciona a Blockchain (clique aqui) e a criptografia de chave pública (clique aqui).

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Contratos inteligentes - explicação simples
Contratos inteligentes - explicação simples
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO1aqJUXkaCr0YZPOrbP3bKx75s5vwz_vLZHB-lxJca0lUlyjSouO2S2mw1tLlKlLEm8Hau5ewGXAv6COXSD2goAlP2j_uAx66NmDOzJnb7ZBIhEPuBwWhlftaOzTYqP4D3FWiyQ3Aijak/s320/smartcontracts.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO1aqJUXkaCr0YZPOrbP3bKx75s5vwz_vLZHB-lxJca0lUlyjSouO2S2mw1tLlKlLEm8Hau5ewGXAv6COXSD2goAlP2j_uAx66NmDOzJnb7ZBIhEPuBwWhlftaOzTYqP4D3FWiyQ3Aijak/s72-c/smartcontracts.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2018/01/contratos-inteligentes-explicacao.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2018/01/contratos-inteligentes-explicacao.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo