Como o Youtube revolucionou a forma de assistir e criar conteúdo? - Moda Youtuber

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Fundado em fevereiro de 2005  e lançado em versão beta em maio de 2005, o Youtube revolucionou a forma de você assistir e criar conteúdo.

O primeiro vídeo do Youtube é protagonizado por um dos fundadores do YouTube, postado em abril de 2005.
Usando a tecnologia Flash, o usuário não precisava se preocupar em qual formato de vídeo enviar seu arquivo, pois seu vídeo seria convertido e reproduzido em Flash, na época era necessário compreender sobre codecs de vídeo para fazer upload em sites de vídeo (sim, existiam aproximadamente 280 outro sites e o YouTube foi o último a ser lançado no mercado), assim usuários leigos conseguiriam utilizar o YouTube para enviar seus vídeos. 

Seria este o primeiro passo para a revolução na forma de assistir e criar conteúdo?

Talvez, permitindo incorporar vídeo em outros sites e exibindo o número de visualizações de cada vídeo, somente em setembro de 2005 surgia o primeiro vídeo viral.
O vídeo acima, também foi o primeiro a  ultrapassar um milhão de visualizações no site. 

O YouTube só saiu do beta em dezembro de 2005, depois de receber um investimento de US$ 3,5 milhões da Sequoia Capital. Isso os permitiu investir em servidores e aumentar sua largura de banda.

O YouTube foi adquirido por US$ 1,65 bilhões pela Google, o negócio foi anunciado em outubro, quando o site ostentava mais de 700 milhões de visualizações por semana. Mas o site não gerava receita, sem anúncios e sofrendo processos por causa de envios de vídeos que feriam direitos autorais, a Google criou o Content ID para o YouTube: uma forma de identificar material com copyright, e permitir ao detentor dos direitos autorais decidir o que fazer – removê-lo, receber a receita de anúncios, ou permitir que o vídeo permaneça online.

Mas isso não resolvia o principal problema, como ganhar dinheiro com uma plataforma de vídeos que vale milhões no mercado? Então, em 2007 o YouTube lançou seu Programa de Parceria, para que criadores de vídeos fossem pagos por seu conteúdo viral. Isso estimulou o envio de vídeos originais, aumentando o tráfego do site de forma legítima. Assim surgiram clássicos como uma criança mordendo o dedo de seu irmão e depois sorrindo.

Em 2009, o Google fechou uma parceria com empresas de música – que se queixavam de pirataria no YouTube – para continuar distribuindo seu conteúdo no site: assim nascia o serviço de música Vevo. Como parte do acordo, o YouTube tinha permissão de exibir videoclipes de grandes gravadoras.

Em 2012, o YouTube lançou uma enorme iniciativa entre departamentos com o codinome “InnerTube”. O objetivo: unificar o desenvolvimento de apps e fazer o site sair da idade das trevas, pois as pessoas estavam assistindo a vídeos em blogs, sites de notícias e mídias sociais – exceto no YouTube.

O InnerTube acabou sendo uma revisão completa no processo de desenvolvimento do YouTube. As mudanças podem agora ser facilmente desfeitas, também, oferecendo aos desenvolvedores a liberdade de experimentar novos recursos de uma forma que não era possível antes.

Mas vamos ao que interessa, o fenômeno "Youtuber".
Busca pelo termo Youtuber no Brasil - Google Buscas

Comparação youtuber vs fazer vídeo - Google Buscas
O termo Youtuber surgiu para designar aquele ou aquela que faz vídeos e postam na plataforma online de vídeos YouTube. 

O sucesso de um Youtuber é graças a conteúdos autorais, de qualidade e programados, enquanto outros apenas se tornam virais passageiros. Conseguir um público hoje é difícil se seu conteúdo não for inédito. 

Por isto muitos Youtuber pequenos procuram parcerias com canais grandes para conseguir um público. É assim que muitas Networks estão trabalhando, dividindo o público entre os canais parceiros. Recomendo ler: Entenda o que é Networks e porque estão mudando o Youtube, clique aqui.

Os canais com vídeos virais, possuem mais visualizações que inscritos tornando o processo de postar vídeos não rentável, enquanto outros canais com mais inscritos que visualizações são rentáveis já que possuem um público fixo abrindo a possibilidade do Youtuber se dedicar a este canal e viver com renda retirada somente dele e com anúncios de marcas famosas em seus vídeos.

Então boa sorte para quem está começando :) 

*Obrigado recentemente aos 6 mil inscritos em nosso canal youtube.com/limontec

Fonte: Gizmodo 1, 2

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Como o Youtube revolucionou a forma de assistir e criar conteúdo? - Moda Youtuber
Como o Youtube revolucionou a forma de assistir e criar conteúdo? - Moda Youtuber
https://i.ytimg.com/vi/jNQXAC9IVRw/hqdefault.jpg
https://i.ytimg.com/vi/jNQXAC9IVRw/default.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2015/12/como-o-youtube-revolucionou-forma-de.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2015/12/como-o-youtube-revolucionou-forma-de.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo