Como configurar Serviio e Chromecast com BubbleUPnP

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Como configurar e transmitir vídeos (filmes) em qualquer formato presente em alguma pasta em seu computador para o Chromecast sem travar.

No tutorial abaixo é explicado como configurar e transmitir vídeos (filmes) em qualquer formato presente em alguma pasta em seu computador para o Chromecast sem travar.

Antes de começar, certifique que seus dispositivos estejam todos na mesma rede local. Em nosso caso temos um computador rodando Serviio e BubbleUPnP Server conectado via cabo ao roteador e por WiFi (wireless) temos nosso smartphone com o app BubbleUPnP conectado a rede WiFi de 2.4GHz e um chromecast de segunda geração conectado a rede WiFi de 5GHz. Confira na imagem abaixo:

É recomendado deixar o computador conectado ao roteador via cabo se possível, por causa que assim permite velocidade maiores e menos interferência que uma conexão wifi.

Com todos aparelhos na mesma rede, faça download dos programas e aplicativos necessários abaixo:

Baixe e instale no PC:
BubbleUPnP Server, clique aqui para baixar. (*uso necessário em caso específico)

Baixe e instale no smartphone:

Depois de instalados os programas, vamos por partes!

Abra o Serviio, clique sobre a aba "Library" no canto esquerdo e depois em "Shared folders", em seguida clique em "Add" e aponte para o caminho onde você armazena seus vídeos, depois dê um "ok" e "save".


Depois acesse a aba "Status" e em "Server Status", confira se está como "Running". Caso contrário, clique em "Start server".

Com o BubbleUPnP Server instalado, ao abri-lo seu navegador abrirá em um endereço local. Basicamente não é necessário fazer nada, mas por segurança, acesse a aba "Network and Security" e desmarque a opção "Allow to access the server from the Internet".


Agora em seu smartphone abra o app BubbleUPnP, clique nas três linhas verticais no canto superior esquerdo (1), depois em "Renderers" (2) selecione o seu chromecast (3). Em seguida em "Library" (4) selecione o Serviio (5). Após clicar na pasta "Video" (6), clique na pasta "Folders" para então visualizar a pasta que você apontou o caminho no Serviio, dentro dela você já verá os vídeos prontos para serem reproduzidos.

Então após clicar sobre o vídeo, ele será automaticamente reproduzido na sua televisão pelo chromecast.

*Basicamente o procedimento é esse, mas devido a limitações do chromecast pode ser que o vídeo sofra travamentos na sua TV. Por isso que instalamos o BubbleUPnP Server, para resolver esses travamentos efetuando um método de transcoding pelo seu computador. Infelizmente essa função é limitada a 20 minutos de vídeo caso esteja com a versão grátis (free) do app BubbleUPnP no celular. Você pode conferir se está opção está habilitada acessando no app "Settings" > "Chromecast transcoding" como ilustra a imagem abaixo:

O que está opção faz é converter o vídeo em tempo real, usando seu PC, para um formato que seja reconhecido pelo chromecast, assim evitando incompatibilidade ou travamentos.

E as legendas como fica? Simples, apenas deixe a legenda no formato .srt com o mesmo nome do arquivo do filme na mesma pasta. Exemplo: filme-limon.mp4 filme-limon.srt

Se não deseja utilizar do transcoding, confira abaixo os formatos de arquivos suportado pelo chromecast para evitar problemas na hora da reprodução:

Imagens: BMP, GIF, JPEG, PNG, WEBP
Formato de mídias: AAC, MP3, MP4, WAV, WebM.

Codecs presentes no chromecast:
1ª e 2ª geração:
  1. H.264 High Profile up to level 4.1 (consegue decodificar até 720p/60fps ou 1080p/30fps)
  2. VP8

Chromecast Ultra:
  1. HEVC / H.265 Main e Main10 Profiles até level 5.1 (2160p/60fps)
  2. VP9 Profile 0 e Profile 2 até level 5.1 (2160p/60fps)


Codecs de áudio presentes: HE-AAC, LC-AAC, MP3, Vorbis, WAV (LPCM), FLAC (até 96kHz/24-bit), Opus.

Mais informações sobre as configurações do chromecast você encontra clicando aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Como configurar Serviio e Chromecast com BubbleUPnP
Como configurar Serviio e Chromecast com BubbleUPnP
Como configurar e transmitir vídeos (filmes) em qualquer formato presente em alguma pasta em seu computador para o Chromecast sem travar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxSK2Xd9gC-5nbSNBOHHvLOBe7ko9Nsazt7CVRW2Oo4G8LyUsQbNtci5UxSKigwDbt1BQ2igDsHoiXBtv_uM55Hz54MrGjszVKuxNpcejR6pGJMW_FBOSaYrxsEhgLg6IHexeqDUHWuUDa/s320/LTipnetwork.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxSK2Xd9gC-5nbSNBOHHvLOBe7ko9Nsazt7CVRW2Oo4G8LyUsQbNtci5UxSKigwDbt1BQ2igDsHoiXBtv_uM55Hz54MrGjszVKuxNpcejR6pGJMW_FBOSaYrxsEhgLg6IHexeqDUHWuUDa/s72-c/LTipnetwork.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2018/07/como-configurar-serviio-e-chromecast.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2018/07/como-configurar-serviio-e-chromecast.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo