If you continue to use this site, you consent to our Privacy Policy.

25 julho 2018

Como configurar Serviio e Chromecast com BubbleUPnP

No tutorial abaixo é explicado como configurar e transmitir vídeos (filmes) em qualquer formato presente em alguma pasta em seu computador para o Chromecast sem travar.

Antes de começar, certifique que seus dispositivos estejam todos na mesma rede local. Em nosso caso temos um computador rodando Serviio e BubbleUPnP Server conectado via cabo ao roteador e por WiFi (wireless) temos nosso smartphone com o app BubbleUPnP conectado a rede WiFi de 2.4GHz e um chromecast de segunda geração conectado a rede WiFi de 5GHz. Confira na imagem abaixo:

É recomendado deixar o computador conectado ao roteador via cabo se possível, por causa que assim permite velocidade maiores e menos interferência que uma conexão wifi.

Com todos aparelhos na mesma rede, faça download dos programas e aplicativos necessários abaixo:

Baixe e instale no PC:
BubbleUPnP Server, clique aqui para baixar. (*uso necessário em caso específico)

Baixe e instale no smartphone:

Depois de instalados os programas, vamos por partes!

Abra o Serviio, clique sobre a aba "Library" no canto esquerdo e depois em "Shared folders", em seguida clique em "Add" e aponte para o caminho onde você armazena seus vídeos, depois dê um "ok" e "save".


Depois acesse a aba "Status" e em "Server Status", confira se está como "Running". Caso contrário, clique em "Start server".

Com o BubbleUPnP Server instalado, ao abri-lo seu navegador abrirá em um endereço local. Basicamente não é necessário fazer nada, mas por segurança, acesse a aba "Network and Security" e desmarque a opção "Allow to access the server from the Internet".


Agora em seu smartphone abra o app BubbleUPnP, clique nas três linhas verticais no canto superior esquerdo (1), depois em "Renderers" (2) selecione o seu chromecast (3). Em seguida em "Library" (4) selecione o Serviio (5). Após clicar na pasta "Video" (6), clique na pasta "Folders" para então visualizar a pasta que você apontou o caminho no Serviio, dentro dela você já verá os vídeos prontos para serem reproduzidos.

Então após clicar sobre o vídeo, ele será automaticamente reproduzido na sua televisão pelo chromecast.

*Basicamente o procedimento é esse, mas devido a limitações do chromecast pode ser que o vídeo sofra travamentos na sua TV. Por isso que instalamos o BubbleUPnP Server, para resolver esses travamentos efetuando um método de transcoding pelo seu computador. Infelizmente essa função é limitada a 20 minutos de vídeo caso esteja com a versão grátis (free) do app BubbleUPnP no celular. Você pode conferir se está opção está habilitada acessando no app "Settings" > "Chromecast transcoding" como ilustra a imagem abaixo:

O que está opção faz é converter o vídeo em tempo real, usando seu PC, para um formato que seja reconhecido pelo chromecast, assim evitando incompatibilidade ou travamentos.

E as legendas como fica? Simples, apenas deixe a legenda no formato .srt com o mesmo nome do arquivo do filme na mesma pasta. Exemplo: filme-limon.mp4 filme-limon.srt

Se não deseja utilizar do transcoding, confira abaixo os formatos de arquivos suportado pelo chromecast para evitar problemas na hora da reprodução:

Imagens: BMP, GIF, JPEG, PNG, WEBP
Formato de mídias: AAC, MP3, MP4, WAV, WebM.

Codecs presentes no chromecast:
1ª e 2ª geração:
  1. H.264 High Profile up to level 4.1 (consegue decodificar até 720p/60fps ou 1080p/30fps)
  2. VP8

Chromecast Ultra:
  1. HEVC / H.265 Main e Main10 Profiles até level 5.1 (2160p/60fps)
  2. VP9 Profile 0 e Profile 2 até level 5.1 (2160p/60fps)


Codecs de áudio presentes: HE-AAC, LC-AAC, MP3, Vorbis, WAV (LPCM), FLAC (até 96kHz/24-bit), Opus.

Mais informações sobre as configurações do chromecast você encontra clicando aqui.





~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]