Facebook e seus perfis sombras

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Em 2013 veio a tona a existência de perfis sombras no Facebook, após a rede social ter admitido ter encontrado e corrigido um error relacionado ao download de dados de usuários do site.

Bom, perfil sombra é um perfil que o Facebook construiu sobre você a partir das caixas de entrada e smartphones de outros usuários do Facebook.  Informações de contato que você nunca deu para a rede social ficam associadas à sua conta sombra, tornando mais fácil para o Facebook mapear de forma mais completa suas conexões sociais.

Muito provavelmente você já foi solicitado pelo Facebook para procurar amigos através dos contatos em seu endereço de email ou sua agenda telefônica.



Você pode nunca ter cedido a esses pedidos do Facebook, mas pode ter certeza que alguém que tem seu número na agenda já cedeu! Talvez essa pessoa seja uma pessoa que você encontrou apenas 1 vez na vida e trocou emails, um dia com certeza ela vai aparecer nas sugestões de "Pessoas que talvez você conheça", tudo isso graças ao perfil sombra gerado pela rede social sobre você.

Segundo o Facebook, os dados coletados quando alguém cede acesso a agenda ou email por exemplo, inclui nomes e quaisquer apelidos, foto de contato, números de telefone e outros contatos ou informações relacionadas que você pode ter adicionado como relação ou profissão. 

Os usuários do Instagram e WhatsApp, que são de propriedade do Facebook, também podem enviar contatos, mesmo assim o Facebook alega não utilizar esses dados para sugerir amigos, algo que acontece com o Messenger. 

O entendimento dos perfis sombras resolve muitas das dúvidas dos usuários sobre as sugestões de amigos, como no caso em que uma pessoa que não usa o Facebook teve sua ex-esposa recomendada para sua namorada. Muito provavelmente a ex-esposa cedeu o número de telefone do ex-marido ao Facebook e a atual namorada também fez o mesmo, o que gerou um perfil sombra para ele que não tem conta na rede social, o algoritmo então entendeu que se as duas conhecem uma mesma pessoa é muito provável que elas se conheçam também e então sugeriu amizade entre elas.

E se você não gosta que o Facebook tenha esses dados sobre você? Tudo que você precisa fazer é encontrar cada pessoa que já tenha obtido as suas informações de contato e as entregado para o Facebook e lhes pedir, uma por uma, para ir para a página de gerenciamento de contatos do Facebook e apagar essas informações, algo bem complicado de acontecer. 

Resumindo, se você tem um perfil no Facebook ou NÃO, existirá sempre um perfil sombra com seus dados. Um método para evitar isso, seria a utilização de número de telefones e emails descartáveis ou educar seus amigos para que não envie esses dados ao Facebook.

Fonte: Gizmodo

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,597,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,100,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Facebook e seus perfis sombras
Facebook e seus perfis sombras
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUA8AdUF2777FXHH-40D8R6g-34zTgCfvhGc9u2igse2UqcqNQLNjz6NEx_V0JuyNxlDde649sabrLziGW2SOgRP37tOMG7rC3SbzFo878JZeQQ6BI2EP4LzDJmowTLkY38jdL9GGZDP3B/s400/pessoasqvcconheceface.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUA8AdUF2777FXHH-40D8R6g-34zTgCfvhGc9u2igse2UqcqNQLNjz6NEx_V0JuyNxlDde649sabrLziGW2SOgRP37tOMG7rC3SbzFo878JZeQQ6BI2EP4LzDJmowTLkY38jdL9GGZDP3B/s72-c/pessoasqvcconheceface.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2017/11/facebook-e-seus-perfis-sombras.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2017/11/facebook-e-seus-perfis-sombras.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo