Aula 2.4: Condições em C #LTCode

COMPARTILHAR:

Aula 2.4 - condições em C

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Bom se você leu a aula 1.61.7 vai entender rapidinho a aula de hoje - lembrando que embora a lógica seja a mesma, os comandos mudam! É extremamente importante que você dê uma olhada na aula 1.6 ou estude tabela verdade.


Para aprender sobre condições, primeiramente precisamos fixar que todo valor lógico diferente de 0 (zero) é verdadeiro, pois o 0 (zero) em C foi estipulado como um valor lógico falso. Sendo assim, é comum utilizar o 1 (um) como valor lógico verdadeiro. E seguidamente, é preciso aprender os sinais dos operadores relacionais:



  • == igualdade 
  • > maior que
  • >= maior ou igual que
  • < menor que
  • <= menor ou igual que
  • != diferente de
Tomando o operador de igualdade == como exemplo:


Na linha quatro retorna 0 informando que: 5 não é igual a 4
Na linha cinco retorna 1 informando que: 5 é igual a 5
E na linha seis retorna 0 informando que: 4 não é igual a 5

Teste com os outros operadores para fixar isso! 


Chegou a hora de aprender uma instrução que vai seguir com você pelo resto da vida de programador, o if e else - traduzindo livremente "se" e "senão". Basicamente funciona da seguinte maneira, se (if) a condição for verdadeira executa-se a primeira condição, senão (else) executa a segunda condição - note que a segunda condição é opcional. Confira um exemplo:




Se remover o trecho

else{
      printf("Falso");


o programa ainda rodará, mas não imprimirá nada na tela pois 5 não é igual a 4, sendo assim a condição é falsa e não é impresso o "verdade".

Na imagem abaixo você confere como é utilizado "if dentro de if" e a utilização de operadores lógicos como: 
&& E lógico (exemplo: "a && b" é o mesmo que dizer "a e b")
|| OU lógico (exemplo: "a || b" é o mesmo que dizer "a ou b")

Note que o operador lógico && na linha 8 significa: "se(n1 for maior ou igual a n2 e n1 maior ou igual a n3) faça a instrução a seguir" e na linha 11 esse "else if" significa 'senão se...' ou seja se a condição do if da linha 8 for falsa então confere-se a condição da linha 11.

Note que os operadores lógicos e relacionais possuem uma ordem de precedência que é:
1º < <= > >=
2º == !=
3º &&
4º ||
5º ?:

Sendo assim em uma condição do tipo (x!=10 || y>1 && y<10) será compilada da seguinte forma: ((x!=10) || ((y>1) && (y<10))) .

Você provavelmente está se perguntando que operador é esse "?:" ... bom, ele é um operador que espera por três argumentos onde a condição é avaliada, se for verdade retorna primeira expressão e se for falso retorna segunda expressão, exemplo: condição ? expressão1 : expressão2



No exemplo da imagem acima ele retorna o valor 6 ou seja como a primeira expressão é verdadeira ele executa apenas ela.

Bom, agora aprenderemos outro comando o switch, algo parecido com a aula 1.8 .

Para entendermos ele confira um exemplo de sua utilização abaixo primeiramente:




Como podem observar entre as linha 4 e 7 foi montado um menu para que o usuário escolha sua fruta predileta dentre as listadas. Na linha 9 foi feito leitura do número correspondente a fruta predileta para que depois seja inserido na linha 10 dentro do comando switch. Sendo assim, switch(fruta) significa "escolha(fruta)", no caso a fruta escolhida foi a 2, então "escolha(2)", em seguida as condições são checadas. Como a fruta escolhida foi 2 vai imprimir na tela "amo limao", o comando seguinte 'break' serve para parar e sair do switch, pois se você rodar sem ele... vai imprimir todas as condições em vez da condição escolhida. Por fim, o comando default serve para impor uma condição padrão, ou seja no exemplo foi utilizado para que se a pessoa digitar algo diferente de 1, 2 ou 3 imprimir na tela que a escolha está errada.

Bom, é isso... até a próxima!

>> Próxima aula, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,24,#HK,20,#LTCode,70,Artigo - Diversos,159,Artigo - Games,196,Artigo - Tecnologia,530,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,58,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,HN,12,Raspberry Pi,9,root,70,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Top Nostalgia,2,VPN,17,WhatsApp,44,
ltr
item
Limon Tec: Aula 2.4: Condições em C #LTCode
Aula 2.4: Condições em C #LTCode
Aula 2.4 - condições em C
https://1.bp.blogspot.com/-Vv6C0DkQgY0/WG_EGTY1EhI/AAAAAAAAFcs/qphwk8Z4UdkFSQu0zbS5xoZ_9_KovVlJACLcB/s640/ltcode.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Vv6C0DkQgY0/WG_EGTY1EhI/AAAAAAAAFcs/qphwk8Z4UdkFSQu0zbS5xoZ_9_KovVlJACLcB/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2017/11/aula-2-4-linguagem-c-ltcode.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2017/11/aula-2-4-linguagem-c-ltcode.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo