Aula 2.0: Programando em C #LTCode

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Aula 2.0 - Programando em C

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Hey, finalmente vamos aprender a programar em uma linguagem de programação de verdade! Espero que você tenha aprendido muito sobre lógica de programação na primeira parte deste projeto - se não, clique aqui e saiba mais sobre as aulas.


Inicialmente pretendíamos ensinar C++, mas como tudo que você fizer em C você conseguirá fazer em C++ e o inverso você não conseguirá pois C++ possui além das semelhanças com o C, características próprias que não podem ser replicadas no C, portanto achamos que aprender C primeiro é melhor.


Para rodar seus programas em C, você precisará de um compilador... caso prefira interface gráfica recomendamos o CodeBlocks ou Dev-C++ e caso prefira compilar pelo terminal... recomendamos o GCC. Você é livre para escolher seu compilador e por conta disso, nos limitaremos apenas ensinar a programar - caso tenha problema para instalar um compilador... o tio Google pode te ajudar.


Bora começar programar, abra um editor de texto ou um arquivo no seu compilador (Dev-C++ por exemplo) e prepare-se para aprender!


Estão lembrados de Função (aula 1.12) ? Bom, em C existe uma função em que todo o seu programa será estruturado para que instruções sejam executadas, confira um exemplo abaixo de como fica o famoso "Olá mundo" em C:



O comando printf é o famoso Escreva do visualg, e uma coisa importante que você com certeza vai esquecer é o ponto e vírgula ; no final de uma instrução. 

Sim, com certeza pelo menos uma vez na vida você vai esquecer dele e seu programa não vai rodar, então fique atento e sempre coloque ele no fim de uma instrução como demonstrado na linha 3 da imagem acima.

Na linha 1, você não precisa se preocupar com ela agora, apenas tenha em mente de sempre chamar essa biblioteca antes de começar seu programa para que quando for compilar seu compilador saiba que tem que adicionar no processo de compilação um arquivo já existente.

Bom, já rodou seu "Olá mundo!" ? Se deu tudo certo, vamos melhorar ele... suponha que deseja imprimir outra frase abaixo da frase "Olá mundo!". No visualg você usaria o comando Escreval para imprimir na tela e quebrar a linha. Em C isso é contornado apenas digitando \n , confira: 


Uma pergunta, o código acima vai rodar ou não? Antes de digitar igual a imagem acima e testar... leia todo o código e responda a si mesmo, o código vai rodar ou não? Três segundos para responder... ... ...

Não! Vai da error de sintaxe pois está faltando um caractere mágico, o ponto e vírgula ;

Então coloque o ponto e vírgula na linha 4 e bora continuar com a aula - sim eu esqueci do ; quando digitei o código ehehehe.

Como perceberam, o \n antes da frase permite que a frase "Visite limontec.com" seja impressa em uma linha abaixo da "Olá mundo!" . O mesmo efeito ocorre se colocar o \n em printf("Olá mundo!\n");

Isso tudo é possível graças ao caractere especial \ que permite dar um novo significado a certos caracteres, no exemplo acima o n virou "quebrador de linha" com o \ na frente.

Bom, a aula de hoje é isso e recomendamos que releia caso surgiu alguma dúvida ou comente abaixo. Se ficou incomodado com a falta de acentuação quando rodou seu programa, você pode contornar isso escrevendo duas linhas de código, confira: 


>> Próxima aula, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,597,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,100,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Aula 2.0: Programando em C #LTCode
Aula 2.0: Programando em C #LTCode
Aula 2.0 - Programando em C
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s640/ltcode.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2017/10/aula-2-0-linguagem-c-ltcode.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2017/10/aula-2-0-linguagem-c-ltcode.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo