Aula 6.3: Strings 01 #LTCode

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Aula 6.3 - Como funciona a obtenção de partes de strings em python

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Bem vindo a mais uma aula, hoje falaremos sobre como obter partes de um texto (strings) e imprimi-los de forma mais sofisticada! Não esqueça de deixar sua opinião, dúvida, correção ou feedback no disqus. Isso é muito importante para nós!

Como falamos na aula passada, uma string é um conjunto de caracteres que juntos formam um texto. Porém na maioria das vezes (praticamente em todos os scripts) não é apenas necessário cria-los ou imprimi-los, às vezes precisamos processá-los para posteriormente fazer uso dos mesmos. Nessa aula mostraremos como obter apenas um caractere de uma string, obter apenas alguns (como por exemplo os 4 últimos), processar uma string e a receber a entrada de um usuário!

Entrada de dados:

Como vocês viram nas aulas de lógica de programação, é muito importante para um programa ou script receber entrada de dados do usuário, pois isso se chama interação, sem interação o nmap (um port scanner muito poderoso) não vai saber quais host scanear ou as portas nas quais ele vai descobrir os serviços rodando e etc. No python a entrada de dados é muito simples e acho desnecessário explicar muito sobre ela, pois viram tudo isso nas aulas de lógica de programação. O meio que utilizaremos para a entrada de dados é a função input(), ela retorna o valor que o usuário digitou, o que quer dizer que podemos colocá-la em uma variável:

[nome = input(‘digite seu nome: ’)
print(nome)]
Na primeira linha atribuímos a entrada do usuário para a variável nome, você pode ter notado que coloquei uma string como argumento da função (entre os parênteses que precedem a função), essa string será printada para depois o usuário escrever algo na tela.


Concatenando strings:

O processo de concatenação se dá quando juntamos duas strings, por exemplo, queremos saber o nome completo para armazenar em um banco dados (arquivo normalmente criptografado que armazena informações de usúarios). Pedimos o primeiro nome e depois o sobrenome não é mesmo? A junção pode ser feita da seguinte forma:

[nome = input(‘Digite seu primeiro nome: ’)
sobrenome = input(‘Digite seu sobrenome: ’)
nome_completo = nome + sobrenome
print(‘Nome completo:’, nome_completo )]
Na primeira e segunda linha nós criamos a variável e atribuímos o valor da entrada do usuário para a variável (se não entendeu volte para a parte de entrada de dados nessa aula). Na terceira linha concatenamos a variável do tipo string nome com a variável do tipo string sobrenome com o operador de concatenação (+), ele irá apenas juntar os dois e não colocará espaços. Após isso na quarta linha imprimimos a frase ‘nome completo’ e a variável nome completo em seguida.

No print usamos uma vírgula depois da string, ela serve para separar strings, variáveis, inteiros e etc. em um print. Ela não será mais usada pois recentemente foram implementados métodos mais eficazes de fazer essa tarefa.

Essa forma de concatenar strings não é muito usada porque não gera um espaço entre as palavras e não é muito personalizável, se quiser personalizá-la você usará muitos ( + ) e muitas strings. Outras formas são mais usadas, como f strings ou o método format que já se tornou o que podemos chamar de obsoleto. Mostraremos agora um exemplo de f strings, esse exemplo deve ser feito no mesmo arquivo do outro, até porque usa as mesmas variáveis.

[nome_completo = f‘{nome} {sobrenome}’ # Irá armazenar: ‘Thomaz Edson’
print(f‘nome completo: {nome_completo}‘) # Irá imprimir: ‘Thomaz Edson’]

Na primeira linha criamos a variável nome completo e atribuímos à ela uma f string, essa f string é reconhecida quando colocamos um f antes das aspas, o conceito de fstring é simples, pegue uma string e o que tiver entre chaves são variáveis (de qualquer tipo) que devem ser adicionadas a essa string, é importante notar que eu coloquei um espaço entre as variáveis, esse espaço irá separar o nome do sobrenome, até porque apenas o que está entre chaves é considerado uma variável.

Números inteiros ou floats podem ser adicionados em ambas as formas sem problemas:
[numero_string = ‘76’
numero_inteiro = 76
numero_float = 7.6
print(‘numero_string’ + ‘numero_inteiro’ + ‘numero_float’)
print(f‘{numero_string} {numero_inteiro} {numero_float}’)]
Nas três primeiras linhas criamos três variáveis de três tipos diferentes e nas duas últimas imprimimos elas, perceba que as f strings são muito mais bonitas, sofisticadas, auto explicativas e menores.

NOTA: Sempre utilizaremos fstrings para printar variáveis, mesmo se elas estiverem sozinhas, ou seja, sem uma string ou outra variável junta.

Obtendo dados de strings com slices:

Podemos facilmente obter dados de strings, ou seja, partes que nos interessem. Para isso usamos uma técnica chamada slice, o slice é nada mais nada menos que uma forma de obter um caractere ou um grupo de caracteres desejados. Para usar o slice devemos colocar um [] ao lado da variável de tipo string ou string e dentro dele o index ou dois indexes, um de início e outro de fim (Será explicado). Uma peculiaridade é que o primeiro caractere não tem o index 1, o index dele é zero, ou seja, se tiver uma palavra de oito letras a primeira letra vai ter o index 0 e a última o index 7. Vamos te dar um exemplo:

[print(‘HELLO’[0]) # Printa ‘H’, a primeira letra
print(‘HELLO’[4]) # Printa ‘O’, a última letra
primeira = ‘HELLO’[0] # Armazena o ‘H’
ultima = ‘HELLO’[4] # Armazena ‘O’
ultima = ‘HELLO’[-1] #Armazena o último caractere, o ‘O’
primeira = ‘HELLO’[-5] #Armazena o primeiro caractere, o ‘H’
completa = ‘HELLO’[:] # pode ser colocado também como ‘olá’[0:5] Resultado: ‘HELLO’
primeira_metade = ‘HELLO’[:3] # Pode também ser colocado como ‘olá’[0:2] Resultado: ‘HEL’
segunda_metade = ‘olá’[2:] # Pode ser colocado também como ‘olá’[1:3] Resultado: ’LL0’]

Isso tudo pode ser um pouco difícil porém com o tempo você vai se acostumar, até porque isso é muito requisitado em qualquer tipo de script, como uma imagem vale mais que mil palavras disponibilizarei algumas:




Nas imagens foram mostrados os exemplos de indexes, treine um pouco eles! Às vezes não queremos obter apenas um caráctere, muitos são requisitados para conseguir a informação necessária, pra isso utilizamos o slice múltiplo. Ele consiste em você colocar dois indexes, um para o começo e outro para o fim, separados por dois pontos ( : ). O index de fim começa por um, ou seja, se uma se quisermos obter a string ‘HELLO’ inteira, faremos o seguinte [0:5]. Esse slice pode ser feito de maneira diferente ( [:], [:5], [0:] ), porém ensinaremos mais tarde. Os exemplos para o slice múltiplo podem ser encontrados nas linhas 7 à 9.

Como falei, podemos criar slices de formas diferentes, exemplo, [:], [:5], [0:]. Esse tipo de slice foi criado para evitar a necessidade de contar a quantidade de caracteres, o espaço que fica em branco, se for à esquerda representa o [0], ou seja o primeiro caractere e se for a primeira é o último caractere.


Este artigo é de autoria de Cobra Fumante (Thomaz), nosso colaborador :)


>> Próxima aula, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Aula 6.3: Strings 01 #LTCode
Aula 6.3: Strings 01 #LTCode
Aula 6.3 - Como funciona a obtenção de partes de strings em python
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s640/ltcode.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2019/02/aula-6-3-introducao-python-ltcode.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2019/02/aula-6-3-introducao-python-ltcode.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo