Aula 6.4: Tuplas, Listas e Dicionários #LTCode

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Aula 6.4 - Tuplas, Listas e Dicionários em python.

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Olá novamente, meu nome é Cobra Fumante. E bem vindos a mais uma aula! Peço desculpas pela demora, espero que estejam gostando do curso! Na aula de hoje abordaremos mais alguns tipos de dados, neles poderemos armazenar diversas variáveis. Explicaremos cada um deles e como usá-los.

Lista:

O primeiro tipo de dado que abordaremos nessa aula é a lista, uma lista tem seu espaço limitado por colchetes, nela podemos armazenar valores de qualquer tipo, até outras listas. Confira um exemplo de uso dela:


[frutas = [‘Abacate’, ‘Abacaxi’, ‘Açaí’, ‘Acerola’, ‘Banana’] #Cria uma lista com várias strings dentro dela.
print(frutas[0], frutas[-1]) #Printa o primeiro e último elemento da lista usando slices.
abacaxi = frutas[1]
thomaz = [‘Thomaz Edson’, 1.63, 9, ]
lista_sub-lista = [[‘Edson’, ‘Abacaxi’], ‘Thomaz’]
abacaxi = lista_sub-lista[0][1]
]

Como podemos ver na primeira linha nós criamos uma lista colocando várias strings, separando por vírgulas e colocando-as entre colchetes. Na segunda linha mostramos como obter um elemento da lista, o processo é bem simples e é feito usando os slices que estudamos na aula passada (strings 01). Podemos atribuir o resultado do slice em outra variável como vemos na terceira linha. Não se esqueça que podemos colocar todo tipo de dado dentro de uma string, podemos perceber isso na quarta linha. Confira uma exemplificação:



Também podemos colocar uma lista dentro de outra lista, para obter um elemento dentro disso precisaremos fazer um slice múltiplo, colocando no primeiro slice o local da sub-lista e no segundo o elemento que queremos nessa sub-lista. Como vemos nas linhas 5 e 6.

Tupla:

As tuplas são listas que não podem ser modificadas, os estudantes de python normalmente se perguntam para quê usar uma tupla, o motivo é que as tuplas são imutáveis, às vezes não queremos algo que possa ser modificado, as tuplas são essenciais para isso. Uma tupla tem seu espaço limitado por parênteses.

Não entendeu em que caso você usaria elas? Apenas em ocasiões em que você não precise de algo que mude, algo que não vai ter o valor alterado no programa, por exemplo uma lista telefônica, ou uma tupla que armazena os anos desde 1980 até hoje. Apenas tuplas podem servir de chave para dicionários (explicarei mais tarde), esse pode ser outro motivo para usar tuplas.


[frutas = (‘Abacate’, ‘Abacaxi’, Açaí‘, ‘Banana)
print(frutas[1], frutas[-1])
tupla_sub-tupla = ((‘Edson’, ‘Abacaxi’), ‘Thomaz’)
abacaxi = tupla_sub-tupla[0][1]
]

Na primeira linha criamos uma tupla, na terceira vemos que o processo de criação de sub-tuplas é praticamente igual ao de sub-listas, apenas mudando o fato dos colchetes e parênteses. O processo para obter o valor dentro de uma sub-tupla é o mesmo.


Dicionários:

Os dicionários são como listas, porém com chaves e valores, ou seja, para cada elemento (ou conjunto de elementos) haverá uma chave. Quando queremos obter o valor de um elemento em uma lista usamos slice, no dicionário usamos uma chave, essa chave não pode ser de tipo mutável, o que exclui as listas. O dicionário tem seu espaço delimitado por chaves, para cada elemento colocamos uma chave e valor, separados por dois pontos (:). Cada elemento deve ser separado por vírgula.


[dicionario = {‘Nome’: ‘Rogerinho’,
‘Idade’: 20,
‘Peso’: 70.8}
print(f‘nome : {dicionario[‘Nome’]}, idade: {dicionario[‘Idade’]}, peso: {dicionario[‘Peso’]}’)
]

Exemplificação:



Nas primeiras linhas criamos um dicionário que armazena os dados de um adolescente. Criamos o dicionário usando o nome do valor como chave e o valor como item ou elemento.

Acho que deu pra entender o conceito de dicionário, lembre-se que apenas valores imutáveis podem servir como chave em dicionários.

Nota:
Agora você conhece um pouco sobre os tipos de dados abordados, porém não conhece os métodos (São ferramentas para usar nos tipos de dados, exemplo o método find que acha a primeira ocorrência de uma string dentro de outra, ou o método append que adiciona um elemento para uma lista). Nas próximas aulas falarei sobre eles.


Este artigo é de autoria de Cobra Fumante (Thomaz), nosso colaborador :)


>> Próxima aula, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Aula 6.4: Tuplas, Listas e Dicionários #LTCode
Aula 6.4: Tuplas, Listas e Dicionários #LTCode
Aula 6.4 - Tuplas, Listas e Dicionários em python.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s640/ltcode.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2019/03/aula-6-4-introducao-python-ltcode.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2019/03/aula-6-4-introducao-python-ltcode.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo