16 maio 2018

Como criar um token na plataforma do Ethereum - modo fácil


Se você conferiu o nosso artigo "Tokens ERC20 - explicação simples" você já tem uma ideia de como funcionam os tokens na plataforma do ethereum. Caso contrário, é recomendado a leitura antes de continuar.

Este é um dos artigos que abordará a criação de tokens utilizando uma rede de teste, portanto apesar do conceito se aplicar na rede principal não nos responsabilizamos pelos seus atos ou perdas financeiras devido a mal configuração.

Vamos começar pela forma mais fácil de se criar um token e depois demonstraremos outros métodos. Primeiramente acesse o site metamask.io e instale em seu navegador a extensão. 


Depois de instalado a extensão, clique nela (ícone da raposa) e aceite os termos de uso. Em seguida, altere a rede para Ropsten Test Net - afinal não vamos utilizar a rede principal para criar nosso token de teste.
Feito isso, configure uma senha na extensão e depois será pedido que anote 12 palavras - anote-as e guarde pois elas servem para recuperar sua carteira. Pronto, sua carteira está configurada.
Agora acesse o site tokenfactory.surge.sh e clique em "Create Token Contract", em seguida preencha os campos na seguinte ordem:
- Total de tokens a ser emitidos
- Nome do token
- Quantidade de casas decimais do token
- Símbolo do token


*Sobre o total de token a ser emitidos, na imagem ali consta 21 milhões, mas como onde preenche a quantidade de casas decimais consta o número 8, isso significa que serão criados 0.21000000 tokens e não 21 milhões (falha nossa). Caso queira 21 milhões, é necessário que escreva 21000000 e mais 8 zeros: 2100000000000000 .

Antes de clicar em "Create Token",  você precisa de ter um pouco de ether para poder criar seu token, para isto você pode acessar qualquer faucet que dê ether da ropsten test net para seu endereço.
Você pode acessar a faucet https://faucet.metamask.io/ e clicar em "request 1 ether from faucet" para receber em seu endereço. Depois que a transação for confirmada, você verá seu saldo de 1 ether na extensão.
Agora você pode clicar em "Create Token" e clicar em "submit" na janela de notificação que abrir.
Feito isso, aguarde.
Depois, carregará um menu em que é possível fazer ações com o token que você acabou de criar. Como em "Transfer Nome do seu Token" é onde é possível enviar seu token para outras pessoas.

Na extensão, clique em ADD Token e cole o endereço do contrato do token que você acabou de criar para que ele apareça na sua carteira. Como você que criou o contrato, sua carteira estará segurando o total de tokens criados :) agora é só enviar para amigos que possuam um endereço de ethereum seu novo token - lembrando que o token só vai aparecer para eles se estiverem na rede de teste Ropsten.

Acesse o site ropsten.etherscan.io/token/endereço-do-contrato-do-seu-token (substitua o trecho em vermelho) você verá informações sobre o seu token.

Bom este foi o modo easy de criar um token apenas por diversão, aguarde pelos próximos artigos sobre o tema. Acesse tudo sobre criptomoedas que já publicamos clicando aqui.

Se você deseja um pouco dos 0.21 Limon Token (era para ser 21 milhões, errei feio) comente abaixo o endereço da sua carteira para que possamos lhe enviar um pouco.





~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]