Aula 7.12: Como declarar variável no terminal Linux

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Aula 7.12 - Aprenda a declarar variável em shell no Linux

      

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Se você já programou na vida já deve ter familiaridade com o conceito de variáveis.

Variáveis começam com letra ou sublinhado, nunca com dígitos e não devem ter espaços entre os nomes. Os nomes de variáveis globais por convenção são escrito em maiúsculo.

Para definir um valor a uma variável que contém espaços e tabulações, use aspas duplas entre o valor.

Quando se executa um comando usando uma variável como argumento, a shell o expande. Mas se o valor tiver caracteres especiais (como * ou ?), a shell pode ou não expandir o valor da variável.

Enquanto a shell em que a variável foi criada estiver em execução ela continua viva. Então para remover utiliza-se o unset como ilustra na imagem acima.

Para concatenar uma variável com uma string é necessário utilizar a sintaxe ${variável} .

Um dos usos mais comuns para variáveis criadas por usuários é armazenar informações que o usuário digita no terminal.

Usando o comando read um script pode aceitar entradas do usuário e armazenar em variáveis. Mas cuidado, a shell pode interpretar como comando a entrada do usuário se a variável for usada sem aspas duplas.

Com o comando read você pode utilizar alguns comandos como -p para mostrar uma mensagem por exemplo. Se não definir uma variável, a shell coloca na variável $REPLY. Consulte o manual para mais informações.

Com o comando interno readonly o valor da variável não pode ser alterado. Deve-se definir um valor antes de torná-la readonly, depois não se pode alterar e nem remover a variável.

Os comandos declare e typeset definem atributos para as variáveis. Os atributos que variáveis podem ter são:

  • -a declara um array
  • -f declara como nome de função
  • -i declara como inteiro
  • -r declara como somente leitura (como readonly)
  • -x declara como variável global (comando export)

Para retirar um atributo basta utilizar o símbolo + ao invés de - . Mas isso não funciona para o atributo que declara como somente leitura. O comando "declare -r" pode ser utilizado para listar todas as variáveis que possuem atributos.

Ao realizar operações aritméticas, a shell converte a variável em um número, executa a operação e depois a converte de volta para string. Mas utilizando o atributo inteiro (-i) a variável passa a armazenar internamente como inteiro esse número.

Próxima aula, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Aula 7.12: Como declarar variável no terminal Linux
Aula 7.12: Como declarar variável no terminal Linux
Aula 7.12 - Aprenda a declarar variável em shell no Linux
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s640/ltcode.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2023/02/aula-7-12-shellscript-ltcode.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2023/02/aula-7-12-shellscript-ltcode.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo