Comunicação entre tarefas - Teoria de Sistemas Operacionais

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Na comunicação síncrona ou bloqueante, o receptor espera até receber a mensagem.

Os canais de capacidade finita são usados na prática e os de capacidade infinita são usados na definição dos algoritmos. Considerando a utilização de buffers intermediários de grande capacidade, pode-se supor, durante a definição dos algoritmos, que os canais tem capacidade infinita mesmo sabendo que na prática isso não ocorre.

Na comunicação por mensagens pacotes de dados são trocados entre o emissor e o receptor. A unidade de comunicação na troca de mensagens é um pacote de dados. Já na comunicação por fluxo, a unidade de comunicação é 1 byte.

Na comunicação semi-bloqueante, o emissor espera por um prazo "pré-definido" para enviar os dados.

Na comunicação síncrona ou bloqueante, o receptor espera até receber a mensagem. Quando o receptor solicita um dado, ele fica bloqueado (no estado de suspenso) até o momento em que o dado estiver disponível para leitura. Quando o dado se torna disponível, o SO coloca a tarefa no estado de pronta para que ela possa ganhar o processador e realizar a leitura do dado.

Um mecanismo de comunicação semi-bloqueante com prazo (tempo = infinito) equivale a um mecanismo bloqueante. Se a tarefa ficar aguardando por um tempo infinito para poder enviar ou receber dados, então a operação do mecanismo de comunicação será como se fosse um mecanismo bloqueante.

Na comunicação por fluxo, a ordem dos dados enviados pelo emissor é mantida do lado receptor. Na comunicação por fluxo os dados são enfileirados no canal de comunicação.

Se o canal de comunicação tiver capacidade nula, emissor e receptor devem usar mecanismos bloqueantes pois não há um buffer para intermediar a comunicação entre os processos. Toda mensagem enviada deve ser imediatamente recebida pelo receptor.

Na comunicação síncrona ou bloqueante, o emissor ficará bloqueado caso o receptor não esteja pronto para receber a mensagem.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Comunicação entre tarefas - Teoria de Sistemas Operacionais
Comunicação entre tarefas - Teoria de Sistemas Operacionais
Na comunicação síncrona ou bloqueante, o receptor espera até receber a mensagem.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s320/ltcode.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2022/02/teoria-sistemas-operacionais-5.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2022/02/teoria-sistemas-operacionais-5.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo