Como montar USB HD Externo automaticamente no Raspberry Pi

COMPARTILHAR:

Saiba como realizar montagem automática de disco na distro Linux Respbian.

comando sudo blkid

Por padrão o Raspberry Pi automaticamente monta os principais sistemas de arquivos como FAT, NTFS no caminho /media/pi/nome-do-seu-hardware-externo

Neste artigo será explicado como configurar a montagem do seu disco ou pendrive em um local específico. Você pode montar sua unidade de armazenamento externo em qualquer pasta, mas por padrão, geralmente as pessoas preferem montar em /mnt/nome-qualquer-para-a-pasta , note que a pasta deve estar vazia.

Primeiramente plugue sua unidade de armazenamento na porta USB do seu Raspberry Pi.

No terminal utilize do comando abaixo para listar todas as partições no Raspberry:
sudo lsblk -o UUID,NAME,FSTYPE,SIZE,MOUNTPOINT,LABEL,MODEL

Com as informações dadas nos campos SIZE, LABEL e MODEL você consegue identificar seu disco, geralmente é sda1 ou sda2.

A coluna FSTYPE informa o tipo de sistema de arquivos do seu disco. Se seu disco utiliza o sistema exFAT, instale o driver exFAT com os comandos abaixo:
sudo apt update
sudo apt install exfat-fuse

Se seu disco utiliza sistema de arquivos NTFS, por padrão você não conseguirá escrever nele. Se você precisa realizar operação de escrita no disco... você pode instalar o driver ntfs-3g com os comandos abaixo:
sudo apt update
sudo apt install ntfs-3g

Agora rode o seguinte comando para obter a localização da partição do seu disco:
sudo blkid

Você então deverá identificá-lo como /dev/sda1 , /dev/sda2 ou algo semelhante, a imagem do início desta página ilustra o resultado do programa.

Crie então uma pasta para ser o ponto de montagem automático do seu disco no diretório /mnt/. Utilizaremos como exemplo o nome mydisk para a pasta, mas você pode utilizar outra nomeação. Comando: sudo mkdir /mnt/mydisk

Agora monte seu disco na pasta criada, comando: 
sudo mount /dev/sda1 /mnt/mydisk
*Substitua /dev/sda1 do comando de exemplo pelo caminho correto do seu disco.

Em seguida digite o comando: ls /mnt/mydisk
Para listar o conteúdo do diretório mydisk, você deve visualizar as pastas e arquivos do seu disco. Caso contrário, tente desmontar o disco antes de montá-lo na pasta mydisk.
Exemplo: sudo umount /dev/sda1

Agora vamos configurar para que essa montagem nesse diretório ocorra automaticamente. Para isso você pode modificar o arquivo fstab que define a localização aonde o disco será automaticamente montado quando o Raspberry Pi ligar. No arquivo fstab vamos inserir o identificador único universal (UUID) do seu disco.

Primeiramente descubra qual o UUID do seu disco com o comando abaixo:
sudo blkid

Você então deve encontrar o UUID do seu disco, por exemplo: 5C24-1453 .

Ainda no terminal use o comando abaixo para abrir o arquivo fstab e editar:
sudo nano /etc/fstab

Desça até o fim do arquivo (usando as teclas direcionais do teclado) e adicione a seguinte linha:
UUID=5C24-1453 /mnt/mydisk FSTYPE defaults,auto,users,rw,nofail 0 0

Substitua 5C24-1453 pelo UUID (não é o PARTUUID) do seu disco (geralmente é uma string grande) e substitua FSTYPE pelo tipo de sistema do seu disco, como por exemplo ext4, ntfs etc.

Caso o sistema de arquivo do seu disco seja FAT ou NTFS, adicione ",umask=000" (sem aspas e sem espaço) logo após "nofail 0 0". Exemplo:
UUID=5C24-1453 /mnt/HDD ntfs defaults,auto,users,rw,nofail 0 0,umask=000

Isso irá permitir que todos os usuários consigam acesso completo de leitura ou escrita em qualquer arquivo do disco.

Depois de inserir a linha, salve apertando Ctrl+x , será perguntado se realmente deseja salvar, então aperte y e em seguida enter.

Pronto, a montagem automática foi configurada com sucesso. Teste se tudo está correto, para isso reinicie o Raspberry Pi e após ligar confira se o disco foi montado no caminho que configuramos /mnt/mydisk . Caso o disco tenha sido montado no /media/pi/nome-do-seu-hardware-externo ou não apareceu, pode ser que você inseriu o UUID errado ou o tipo de arquivo errado, repita o procedimento de configuração do arquivo fstab.

Note que você agora só pode remover o usb do seu disco se estiver com o Raspberry Pi desligado ou se usar o comando de desmontar antes de remover para evitar problemas. O comando para desmontar é o seguinte: 
sudo umount /mnt/mydisk

Se você receber erro de que "target is busy", significa que algum programa está usando arquivos do disco. Portante tente fechar o programa que está usando o disco, ou caso esteja com uma pasta do disco aberta no terminal... feche o terminal. Se mesmo assim não consegue desmontar, você pode instalar a ferramenta lsof para conferir qual programa possui arquivos aberto no disco. Comandos para instalar e usar:
sudo apt update
sudo apt install lsof
lsof /mnt/mydisk

Um aviso, se você ligar o Raspberry Pi sem o disco conectado, o Raspberry vai demorar 90 segundos a mais para ligar. Você pode reduzir este tempo adicionado ",x-systemd.device-timeout=30" (sem aspas) logo após "nofail" na linha que adicionamos no arquivo fstab. Com isso o sistema vai esperar apenas 30 segundos antes de desistir de montar o disco.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,24,#HK,24,#LTCode,70,Artigo - Diversos,160,Artigo - Games,196,Artigo - Tecnologia,535,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,58,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,5,HN,12,Raspberry Pi,10,root,73,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Top Nostalgia,2,VPN,17,WhatsApp,45,
ltr
item
Limon Tec: Como montar USB HD Externo automaticamente no Raspberry Pi
Como montar USB HD Externo automaticamente no Raspberry Pi
Saiba como realizar montagem automática de disco na distro Linux Respbian.
https://1.bp.blogspot.com/-geNwgaucEUo/XoCvpzkxEdI/AAAAAAAAIa4/ohDpzSjyk5IIouAFp7slRLQxqMJzrgnMgCLcBGAsYHQ/s640/UUI_HD.png
https://1.bp.blogspot.com/-geNwgaucEUo/XoCvpzkxEdI/AAAAAAAAIa4/ohDpzSjyk5IIouAFp7slRLQxqMJzrgnMgCLcBGAsYHQ/s72-c/UUI_HD.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2020/05/como-montar-automaticamente-usb-hd-externo-linux.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2020/05/como-montar-automaticamente-usb-hd-externo-linux.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo