If you continue to use this site, you consent to our Privacy Policy.

07 novembro 2018

Wordpress | Dicas básicas e práticas para iniciantes



Todo mundo que trabalha com o Wordpress conhece o potencial dessa plataforma e o que é possível desenvolver com essa sensacional ferramenta.

O CMS é um dos mais utilizados no mundo todo quando o assunto é desenvolvimento web, pois sua interface amigável e de fácil entendimento possibilita que até mesmo iniciantes possam desenvolver os seus projetos de sites, blogs e e-commerce.

E por falar em iniciantes, neste post nós elencamos algumas dicas e macetes importantes para quem está começando na plataforma e deseja saber alguns “truques” básicos. Vamos ver então?

1-Insira caracteres especiais em seu post

O Wordpress é muito versátil e possibilita inserir recursos e elementos personalizados em qualquer projeto.

Uma dessas possibilidades é a inserção de caracteres especiais nas suas postagens como símbolos especiais e outros tipos de elementos gráficos.

Essa simples funcionalidade pode trazer mais personalidade aos seus posts e está disponível no editor de texto da plataforma no formato da letra grega ômega (sim aquela que lembra uma ferradura Ω)

2-Incorpore vídeos invés de postar diretamente no Wordpress

Os vídeos costumam ser bem pesados em relação aos outros formatos de conteúdo e podem deixar o seu site ou blog mais lentos.

Além disso, eles podem ocupar e consumir uma grande quantidade de espaço em sua hospedagem de sites e fazer com que você gaste mais com esse serviço.

Uma das formas de minimizar e resolver esse “problema” é incorporar os seus vídeos postados em outras plataformas, por exemplo, o Youtube e o Vimeo.

3-Agendamento de posts automáticos

O Wordpress genuinamente é uma plataforma de gestão de conteúdo, e quando falamos em conteúdo logo pensamos em postagens, não é?

Outra característica fantástica desse CMS é que ele já vem com essa funcionalidade incorporada, sendo assim você pode programar as suas postagens de uma só vez.

Isso ajuda muito na organização das estratégias e da produção de conteúdo, tendo em vista que não há como deixar o seu blog ou site abandonado por falta de conteúdo.

4-Deixe as urls mais amigáveis para os leitores e buscadores

Outra característica importante de todo site ou blog está na sua encontrabilidade. Ser facilmente encontrado pelos usuários e pelos buscadores é um dos pontos principais de sucesso.

No entanto, uma das formas de tornar isso mais fácil é alterando as urls, deixando-as mais legíveis e inteligíveis a todos os interessados (usuários e buscadores).

Para fazer isso é muito simples: vá até à parte “Configurações” > Links Permanentes > Estrutura Personalizada”. É lá que você poderá alterar as urls e deixá-las da forma que desejar.

5-Otimize a velocidade de carregamento do seu site Wordpress

O usuário valoriza muito a experiência de navegação, por isso, oferecer um site com rápido carregamento conta muitos pontos tanto para usuários como para os buscadores.

Para isso, uma das alternativas é utilizar um plugin de cache que irá armazenar uma cópia do seu site e apresentá-lo rapidamente aos seus usuários.

Além disso, esse tipo de plugin também consegue diminuir o “peso” dos arquivos do seu projeto web e assim deixá-lo mais leve e mais rápido. Vale a pena investir nessas ferramentas.

6-Crie um e-commerce facilmente

O Wordpress serve para praticamente qualquer tipo de projeto web e não podemos deixar de destacar a sua facilidade para quem deseja criar um e-commerce.

Essa tarefa pode ser bem simples se você usar um dos seus plugins mais famosos: o WooCommerce.

Com ele é possível transformar um simples site em um grande e-commerce. Além de ser gratuito, o plugin é de fácil configuração e permite o acesso a diversas extensões que melhoram ainda mais as suas funcionalidades.

7-Não se esqueça dos “Posts relacionados”

Uma das formas de engajar o público é fazer ele ficar mais tempo em seu site ou blog. Mas como isso é possível?

Os famosos “posts relacionados” são excelentes opções para isso. Eles estimulam os leitores a ficarem mais tempo lendo as suas postagens e com isso aumentam o engajamento ao longo do tempo.

O Wordpress possui diversos plugins que possibilitam essa funcionalidade. Mas atenção: é preciso configurar a ferramenta de forma correta para obter bons resultados.

Dica final: Aproveite o poder dos plugins (com moderação)

Aprender a trabalhar com o Wordpress pode ser uma experiência muito bacana e proveitosa, pois a plataforma oferece inúmeros benefícios para desenvolvedores experientes e iniciantes.

Como pudemos ver muitas das suas funcionalidades já vêm “de fábrica” o que facilita muito o trabalho de quem está iniciando na plataforma.

Por outro lado, notamos também que os plugins são grandes coadjuvantes da plataforma e possibilitam a criação de projetos fantásticos com apenas um clique.

Mas por mais que eles sejam sensacionais, é preciso usá-los com moderação, pois alguns deles podem prejudicar o seu site, deixá-lo lento ou causar outras falhas mais graves.

Por isso, analise quais plugins são realmente importantes e evite sobrecarregar o seu site ou blog com coisas desnecessárias.





~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]