Wordpress | Dicas básicas e práticas para iniciantes

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Todo mundo que trabalha com o Wordpress conhece o potencial dessa plataforma e o que é possível desenvolver com essa sensacional ferramenta.


Todo mundo que trabalha com o Wordpress conhece o potencial dessa plataforma e o que é possível desenvolver com essa sensacional ferramenta.

O CMS é um dos mais utilizados no mundo todo quando o assunto é desenvolvimento web, pois sua interface amigável e de fácil entendimento possibilita que até mesmo iniciantes possam desenvolver os seus projetos de sites, blogs e e-commerce.

E por falar em iniciantes, neste post nós elencamos algumas dicas e macetes importantes para quem está começando na plataforma e deseja saber alguns “truques” básicos. Vamos ver então?

1-Insira caracteres especiais em seu post

O Wordpress é muito versátil e possibilita inserir recursos e elementos personalizados em qualquer projeto.

Uma dessas possibilidades é a inserção de caracteres especiais nas suas postagens como símbolos especiais e outros tipos de elementos gráficos.

Essa simples funcionalidade pode trazer mais personalidade aos seus posts e está disponível no editor de texto da plataforma no formato da letra grega ômega (sim aquela que lembra uma ferradura Ω)

2-Incorpore vídeos invés de postar diretamente no Wordpress

Os vídeos costumam ser bem pesados em relação aos outros formatos de conteúdo e podem deixar o seu site ou blog mais lentos.

Além disso, eles podem ocupar e consumir uma grande quantidade de espaço em sua hospedagem de sites e fazer com que você gaste mais com esse serviço.

Uma das formas de minimizar e resolver esse “problema” é incorporar os seus vídeos postados em outras plataformas, por exemplo, o Youtube e o Vimeo.

3-Agendamento de posts automáticos

O Wordpress genuinamente é uma plataforma de gestão de conteúdo, e quando falamos em conteúdo logo pensamos em postagens, não é?

Outra característica fantástica desse CMS é que ele já vem com essa funcionalidade incorporada, sendo assim você pode programar as suas postagens de uma só vez.

Isso ajuda muito na organização das estratégias e da produção de conteúdo, tendo em vista que não há como deixar o seu blog ou site abandonado por falta de conteúdo.

4-Deixe as urls mais amigáveis para os leitores e buscadores

Outra característica importante de todo site ou blog está na sua encontrabilidade. Ser facilmente encontrado pelos usuários e pelos buscadores é um dos pontos principais de sucesso.

No entanto, uma das formas de tornar isso mais fácil é alterando as urls, deixando-as mais legíveis e inteligíveis a todos os interessados (usuários e buscadores).

Para fazer isso é muito simples: vá até à parte “Configurações” > Links Permanentes > Estrutura Personalizada”. É lá que você poderá alterar as urls e deixá-las da forma que desejar.

5-Otimize a velocidade de carregamento do seu site Wordpress

O usuário valoriza muito a experiência de navegação, por isso, oferecer um site com rápido carregamento conta muitos pontos tanto para usuários como para os buscadores.

Para isso, uma das alternativas é utilizar um plugin de cache que irá armazenar uma cópia do seu site e apresentá-lo rapidamente aos seus usuários.

Além disso, esse tipo de plugin também consegue diminuir o “peso” dos arquivos do seu projeto web e assim deixá-lo mais leve e mais rápido. Vale a pena investir nessas ferramentas.

6-Crie um e-commerce facilmente

O Wordpress serve para praticamente qualquer tipo de projeto web e não podemos deixar de destacar a sua facilidade para quem deseja criar um e-commerce.

Essa tarefa pode ser bem simples se você usar um dos seus plugins mais famosos: o WooCommerce.

Com ele é possível transformar um simples site em um grande e-commerce. Além de ser gratuito, o plugin é de fácil configuração e permite o acesso a diversas extensões que melhoram ainda mais as suas funcionalidades.

7-Não se esqueça dos “Posts relacionados”

Uma das formas de engajar o público é fazer ele ficar mais tempo em seu site ou blog. Mas como isso é possível?

Os famosos “posts relacionados” são excelentes opções para isso. Eles estimulam os leitores a ficarem mais tempo lendo as suas postagens e com isso aumentam o engajamento ao longo do tempo.

O Wordpress possui diversos plugins que possibilitam essa funcionalidade. Mas atenção: é preciso configurar a ferramenta de forma correta para obter bons resultados.

Dica final: Aproveite o poder dos plugins (com moderação)

Aprender a trabalhar com o Wordpress pode ser uma experiência muito bacana e proveitosa, pois a plataforma oferece inúmeros benefícios para desenvolvedores experientes e iniciantes.

Como pudemos ver muitas das suas funcionalidades já vêm “de fábrica” o que facilita muito o trabalho de quem está iniciando na plataforma.

Por outro lado, notamos também que os plugins são grandes coadjuvantes da plataforma e possibilitam a criação de projetos fantásticos com apenas um clique.

Mas por mais que eles sejam sensacionais, é preciso usá-los com moderação, pois alguns deles podem prejudicar o seu site, deixá-lo lento ou causar outras falhas mais graves.

Por isso, analise quais plugins são realmente importantes e evite sobrecarregar o seu site ou blog com coisas desnecessárias.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Wordpress | Dicas básicas e práticas para iniciantes
Wordpress | Dicas básicas e práticas para iniciantes
Todo mundo que trabalha com o Wordpress conhece o potencial dessa plataforma e o que é possível desenvolver com essa sensacional ferramenta.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyX_2D99QL43lo6X1rSwHxwOwexNEbjmZ9-JCKG4sI4dnnSgloQ9MjctvaNTFXjGoYkLIjsXf7tDaHoSl5wkNpJhGkL_vMcP8yxTb-Prl-g227_Ea9zqT-H0Rr1xNvc0MZlsGNah5ivLYc/s320/cms-265125_640.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyX_2D99QL43lo6X1rSwHxwOwexNEbjmZ9-JCKG4sI4dnnSgloQ9MjctvaNTFXjGoYkLIjsXf7tDaHoSl5wkNpJhGkL_vMcP8yxTb-Prl-g227_Ea9zqT-H0Rr1xNvc0MZlsGNah5ivLYc/s72-c/cms-265125_640.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2018/11/wordpress-dicas-para-iniciantes.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2018/11/wordpress-dicas-para-iniciantes.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo