If you continue to use this site, you consent to our Privacy Policy.

11 outubro 2018

Sobrepor sinal de rádio FM com Raspberry Pi


Atenção:  na maioria dos países este método é ilegal pois você temporariamente interfere na transmissão de rádio ou aparelhos (incluindo militar e medicinais) que estão autorizado por lei a utilizar aquela frequência. Portanto nós não nos responsabilizamos pelos seus atos ou de nossa audiência, o tutorial apresentado abaixo possui finalidades educacionais e se você não quiser causar interferência em sua região.. apenas realize o tutorial sem colocar uma antena ao pino que emite o sinal no Raspberry Pi já que seu alcance é pequeno.

Para este tutorial utilizamos um Raspberry Pi 3 model B rodando Kali Linux, se você não sabe como instalar este sistema em seu Raspberry clique aqui e confira o tutorial completo  em breve.

Se você deseja utilizar uma antena, mesmo após nossos avisos, você vai precisar de um pedaço de fio como aqueles jumpers que você utiliza em protoboards ou arranje um pedaço de fio de cabo de internet, telefone... e descasque ele para que a parte metálica encoste no GPIO 4. 

Pedaço de fio de telefone

Rádio FM com antena externa

Antena para Raspberry Pi

Como localizar o GPIO 4, confira as imagens (atenção na posição da placa):



Resultado final:

Dependendo do tamanho da antena e posição, seu alcance será maior.

Com o Raspberry Pi ligado e sua antena conectada, acesse o mesmo via SSH, VNC ou normalmente caso ele esteja ligado a algum monitor. Em nosso vídeo abaixo fizemos acesso via SSH a partir do Windows, para saber como fazer isso clique aqui  em breve.

Para realizar o hijacking você vai precisar da ferramenta PiFmRds que está disponível em: https://github.com/ChristopheJacquet/PiFmRds

Como instalar?

No seu terminal digite o comando abaixo para instalar as bibliotecas necessárias:

sudo apt-get install libsndfile1-dev

Depois clone a ferramenta digitando:
git clone https://github.com/ChristopheJacquet/PiFmRds.git 

Então entre na pasta:
cd PiFmRds/src

Por fim digite:
make clean

E em seguida digite:
make

No vídeo abaixo demonstra seu uso básico:


*Na linha de comando é usado apenas um - (traço) e não -- (dois traços).

Por padrão sem configurar um sinal de frequência, a ferramenta fará seu GPIO 4 emitir sinal de rádio em 107.9 Mhz, você pode alterar a frequência usando -freq antes da frequência que deseja sobrepor. O áudio que for utilizar para testes é recomendado estar no formato .wav . 

Recomendo ler a documentação da ferramenta antes de realizar seus testes.

Novamente atenção, a transmissão de ondas de rádios sem uma correta filtragem entre o Raspberry Pi e a antena pode provocar um vazamento de ruídos da transmissão para outras frequências.







~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]