Petya - mais um ransomware, cuidado [atualizado]

COMPARTILHAR:


Depois do grande ataque com o ransomware WannaCry (clique aqui e saiba mais), um novo ransomware está atacando o mundo! Ele está causando caos em países como Rússia, Ucrania, Espanha, França, Reino Unido, Índia... pedindo um resgate de 300 dólares em bitcoins (clique aqui e saiba mais sobre btc) a diversas empresas e bancos que tiveram seus computadores infectados.

Petya, nome dado a este ransomware, também conhecido como Petwrap, está se espalhando rapidamente graças a falha do Windows que o WannaCry tinha explorado - clicando aqui você compreendo sobre a falha.


Diferentemente de outros ransomwares, Petya reinicia o computador da vítima e encripta o MFT do disco rígido, principal estrutura do NTFS que permite armazenar a localização de todos os arquivos e diretórios e também deixa o MBR (registro mestre de inicialização) inoperável substituindo ele por outro para exibir uma mensagem na inicialização do PC.


Para recuperar o computador, a vítima tem que pagar o valor em bitcoins e depois enviar um email para os hackers solicitando a chave para descriptografar. Mas este email foi suspenso pelo provedor de email dos hackers, ou seja, mesmo se eles tivessem a intenção de te dar a chave eles não conseguirão.


Atualizado 04/07/17: Inicialmente, se pensava que era um ransomware, mas já é sabido que se trata de um wiper – vírus que deleta os arquivos, por este motivo o Petya citado acima agora é conhecido como NotPetya pois embora semelhante o método de ataque não compartilham o mesmo código.

Dicas Limon Tec: 


Para se proteger, mantenha seu sistema sempre atualizado. Confira o vídeo abaixo sobre o porque não devemos pagar um ransomware: 




E caso tenha se interessado no desenvolvimento de ransomwares... clique aqui e confira um artigo sobre como criar um simples ransomware.

Fonte: http://thehackernews.comhttp://gizmodo.uol.com.br/policia-processar-medoc-ucrania-ataque/

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,23,#HK,16,#LTCode,70,Artigo - Diversos,155,Artigo - Games,195,Artigo - Tecnologia,521,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,55,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,49,en,2,HN,12,Raspberry Pi,8,root,69,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Top Nostalgia,2,VPN,17,WhatsApp,44,
ltr
item
Limon Tec: Petya - mais um ransomware, cuidado [atualizado]
Petya - mais um ransomware, cuidado [atualizado]
https://4.bp.blogspot.com/-sD51iLSjEGk/WVK1VGW3YMI/AAAAAAAAF1w/dKU-_C9bdLEvv6ZN95CIS0AGbluRTehswCLcBGAs/s400/petya-ransomware.png
https://4.bp.blogspot.com/-sD51iLSjEGk/WVK1VGW3YMI/AAAAAAAAF1w/dKU-_C9bdLEvv6ZN95CIS0AGbluRTehswCLcBGAs/s72-c/petya-ransomware.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2017/06/petya-mais-um-ransomware-cuidado.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2017/06/petya-mais-um-ransomware-cuidado.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo