Melhore seu Wi-Fi mudando de canal

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Fonte: http://www.tempestwireless.com/media/images/misc/wifi_range.gif

Uma rede sem fio é muito sensível e está a mercê de diversos fatores, entre eles a escolha do canal. A frequência mais usada por este padrão, a de 2,4GHz, é dividida em vários canais que podem estar lotados ou recebendo interferência dos canais vizinhos.

Para que um canal não causasse problemas no que está ao lado, seria necessário um intervalo de pelo menos 25MHz entre eles, mas tanto aqui quanto nos Estados Unidos, a distância não passa dos 5MHz, o que faz com que tenhamos além de escolher um canal vago, se preocupar com a interferência dos canais vizinhos.

Os canais 1, 6 e 11 são considerados os melhores justamente por não se sobreporem e pelo espaço que existe entre eles como vocês podem ver na imagem acima, porém a maioria dos roteadores sem fio vem configurado para o 6, lotando este canal nas redondezas da sua casa, causando instabilidade e lentidão.

Usando o programa WirelessMon, ele mostra as redes sem fio ao seu redor, mostra a intensidade do sinal e além disso gera um gráfico dos canais mais usados nas redondezas (é necessário que seu computador capture sinal wireless). Utilizando o programa você conseguirá visualizar quais os canais são mais utilizados na sua região, assim você terá uma ideia de qual canal está mais vazio (prefira entre 1, 6 ou 11).

Além de escolher o canal mais vazio, um exemplo de escolha para evitar interferência é sobre o maior espaço possível entre duas redes, imagine um cenário onde o canal 7 e o 11 estão lotados. Nesse caso, usar o canal 9 seria o ideal pois ele está minimamente distante tanto de um quanto de outro.

Outra coisa que interfere bastante no sinal WiFi são os telefones sem fio que trabalham na frequência de 2,4GHz. Alguns deles não se dão bem com redes de computadores sem fios e acabam atrapalhando a comunicação com interferência. Experimente nesses casos manter o roteador bem distante do telefone, ou compre modelos de 900MHz.

Com um canal já em mente, agora basta acessar as configurações do seu roteador e mudar de canal...

Para acessar as configurações do roteador no Windows, basta ir na "Central de rede e compartilhamento" clicar em "Ethernet" (ou conexão local), depois clique em "Detalhes" e em "Gateway Padrão IPv4" você verá o número que deverá digitar no navegador para acessar as configurações do roteador.

Digite na barra de endereço do seu navegador o número que geralmente é 192.168.x.x, dê enter com certeza pedirá nome de usuário e senha, então pesquise no Google: usuário e senha [modelo do seu roteador], depois faça login, acesse a aba referente a Wireless e procure por algo como "New Channel" escolhe seu novo canal e salve a alteração. 

Esta dica é bastante útil e veio por parte de um membro da nossa equipe que estava jogando no PS3 com a taxa de 5Mbps após trocar de canal que estava muito cheio causando interferência a taxa de download aumentou para a real velocidade da internet de 10Mbps.

Fonte: amigogeek.net

Tags: Artigo - Tecnologia, canal, configurações, frequência, interferência, internet, ip, lag, modem, rede, roteador, velocidade, wi-fi, wireless, 

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,597,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,100,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Melhore seu Wi-Fi mudando de canal
Melhore seu Wi-Fi mudando de canal
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHnIIIj1LwWVFWdb7w0cqmkPMbsLE1tBKjTVYUF3AF_wxdNqcGXAQ-iAMPHbxM_SsvVJ61NOmZSZVj0XTy9EBNDwJ7SraGhWdL6SNoJViI4WWsSSLFFPq7ea2MTgmZu3c2gN0Z6uAwvt8_/s1600/wifi_range.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHnIIIj1LwWVFWdb7w0cqmkPMbsLE1tBKjTVYUF3AF_wxdNqcGXAQ-iAMPHbxM_SsvVJ61NOmZSZVj0XTy9EBNDwJ7SraGhWdL6SNoJViI4WWsSSLFFPq7ea2MTgmZu3c2gN0Z6uAwvt8_/s72-c/wifi_range.gif
Limon Tec
https://www.limontec.com/2014/06/melhore-seu-wi-fi-mudando-de-canal.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2014/06/melhore-seu-wi-fi-mudando-de-canal.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo