If you continue to use this site, you consent to our Privacy Policy.

10 maio 2018

Aula 2.11: Constantes em C #LTCode

Este artigo faz parte do projeto #LTCode.

Nesta aula aprenderemos sobre constantes, elas são uteis para que fique fácil fazer uma alteração de algum valor que está presente em várias partes do código.

Uma constante deve ser definida fora de qualquer função, portanto geralmente é declarada após qualquer #include .

Existem duas maneira de declarar uma constante em C:

const tipo simbolo = valor;

Exemplo: const int X = 2;

No exemplo acima, const é uma palavra reservada ou seja faz parte da linguagem C, foi então armazenado em algum lugar da memória o valor 2 do tipo inteiro, então em qualquer parte do código que tiver o simbolo X, ele apontará para a posição na memória que contém o valor 2 armazenado.

#define simbolo valor

Exemplo: #define X 2

No exemplo acima, #define é uma expressão que indica ao processador que onde quer que tenha o símbolo X seja substituído pelo valor 2 no momento em que o programa for compilado. Por não ser uma palavra reservada em C, não se utiliza ponto-e-vírgula ao final da expressão. É comum que muitos programadores escrevam os símbolo em maiúsculo, embora não seja regra.

A imagem abaixo resumi a aula de hoje. O programa receba o gabarito de uma prova de 5 questões e pode conferir a resposta de no máximo 100 alunos. Confira as linhas 2, 3, 41, 42 e 45.



Supondo que a próxima prova tenha 10 questões em vez de 5, então basta alterar o valor na linha 2 para que o programa funcione com uma prova que tenha dez questões.

>> Próxima aula, clique aqui. 




~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]