14 maio 2018

Aula 2.12: Matrizes em C #LTCode

Este artigo faz parte do projeto #LTCode.

Agora que você sabe vetores, se tiver lido a aula 2.10, você será capaz de compreender matrizes ou melhor: vetores multidimensionais.

Matrizes por serem um vetor com mais de uma dimensão, sua declaração precisa de 2 índices, sendo uma para linha e outro para coluna. 

Exemplo de declaração:

int matriz[3][4];

No exemplo acima, 3 se refere ao número de linhas e 4 ao número de colunas. Portanto a declaração de matrizes segue o padrão: tipo nome [nº de linhas] [nº de colunas];

Sua matriz pode ter mais que duas dimensões, basta ir adicionando [], mas note que ela ficará cada vez mais complexa. 

Exemplo: int X[2][4][3];
2 linhas, 4 colunas e 3 de profundidade.

Você pode usar matrizes em funções, mas é necessário que para uma função receber uma matriz é necessário especificar entre colchetes o tamanho da segunda dimensão. 

Exemplo: int funcao_qualquer(int matriz[][4]);

Caso a matriz passada para a função sofra alguma alteração, a matriz principal também será alterada, pois é passado para a função o endereço da matriz na memória em vez de seus valores como nas variáveis locais.

Confira na imagem abaixo um exemplo de utilização de matrizes, no programa abaixo foi pedido para preencher uma matriz 3x3 para que o programa mostre quantas vezes e em quais posições um determinado número aparece.



O programa acima está simples de compreender, qualquer dúvida deixe um comentário abaixo.

>> Próxima aula, em breve.




~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]