If you continue to use this site, you consent to our Privacy Policy.

07 maio 2018

Aula 2.10: Vetores em C #LTCode


Este artigo faz parte do projeto #LTCode.

Hoje nós aprenderemos sobre vetores, se você tiver lido a aula 1.13 você já deve ter uma ideia do que são vetores. Se não, não se preocupe pois aprenderemos o que precisamos saber sobre vetores abaixo.

Vetores são também conhecidos como arranjos ou arrays. Resumindo, vetores são variáveis que recebem dados diferentes mas do mesmo tipo. Por exemplo, se eu lhe pedir para criar um programa que receba a nota de 10 alunos, se você não conhece vetores provavelmente vai criar 10 variáveis diferentes para cada aluno (aluno 1, aluno 2 ... aluno 10). Mas se você conhece vetores, você vai criar uma variável chamada aluno que recebe 10 dados diferentes, no caso esses dados são as notas dos alunos.

Sem aprender vetor:
int aluno1, aluno2, aluno3, aluno4, aluno5, aluno6, aluno7, aluno8, aluno9, aluno10;

Depois de aprender vetor:
int aluno[10];

Usar vetores torna seu código bem menor e mais simples. Bom, os elementos dos vetores são acessados por indexação começando de zero, portanto vamos atribuir notas para cada aluno:

aluno 1 tirou nota 5
aluno 2 tirou nota 9
aluno 3 tirou nota 8
aluno 4 tirou nota 1
aluno 5 tirou nota 0
aluno 6 tirou nota 5
aluno 7 tirou nota 9
aluno 8 tirou nota 7
aluno 9 tirou nota 4
aluno 10 tirou nota 3

Confira agora como fica dentro do vetor aluno[10] as notas atribuídas:

aluno[0] = 5
aluno[1] = 9
aluno[2] = 8
aluno[3] = 1
aluno[4] = 0
aluno[5] = 5
aluno[6] = 9
aluno[7] = 7
aluno[8] = 4
aluno[9] = 3

Note que como a indexação começa de zero, todo vetor será sempre vetor[n-1].

Para preencher um vetor é muito simples, confira os exemplos:


Como você pode ver na imagem acima vetor a[4] recebeu os valores 0,1,2 e 3. O vetor b[] não possui um número de posições para preencher, mas logo é preenchido com 3 posições ao receber os valores 1,2 e 3, se não fosse preenchido iria dar erro de compilação. O vetor vetor[10] ainda não foi inicializado e o vetor c[2] recebeu 2 caracteres, note que quando for preencher um vetor com um caractere é necessário adicionar aspas simples. Note também que para imprimir o vetor a[4] por exemplo, foi utilizado a variável i para contar de 0 até 4, como 4 não é menor que 4 então para de imprimir.

A leitura e impressão de dados de um vetor é semelhante a de uma variável, como você pode notar na linha 7 e 12 da imagem acima. Exemplos:

Recebendo valor na posição 2 de um vetor a[4]:
scanf("%d",&a[2]);
Imprimindo valor presente na posição 2 de um vetor a[4]:
printf("%d",a[2]);

Vale notar algumas informações importante sobre vetores:
- os valores de um vetor[] declarado sem posições, suas posições contém valores aleatórios ou seja, lixo de memória.
- se o número de posições declarada for menor que o número de valores presentes no vetor, os elementos em falta são preenchido com valor zero.

Vetores também funcionam com funções, antes de prosseguir é altamente recomendado que tenha lido a aula 2.8 sobre funções, portanto se ainda não leu clique aqui. Seu uso em funções é semelhante a de qualquer variável. Confira um exemplo abaixo:




Como podem notar nas linha 8 e 2 possui duas funções, elas são chamadas respectivamente nas linhas 17 e 19. Vale notar que em lista de parâmetros da função deve se colocar os [ ] colchetes do vetor mas não precisa de indicar o número de posições do vetor como você pode notar por exemplo na linha 2, e para chamar a função escreva somente o nome do vetor. Isso acontece pois a função recebe na verdade a posição do vetor na memória e não os valores dele, por conta disso se você alterar algum valor do vetor, você vai alterar o valor presente no vetor declarado na função main.

Por hoje é isso, continue estudando conosco e até a próxima.

>> Próxima aula, clique aqui. 





~ Artigos recomendados para você:









Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]