Lightning Network - explicação simples

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit



O que é a tão esperada Lightning Network (LN) pelos entusiastas do Bitcoin? O canal Savjee no Youtube, fez um excelente vídeo simplificado explicando. Confira abaixo com legendas em português, ou se preferir confira a transcrição do áudio feita por nós abaixo.




Muitas pessoas acreditam que o Bitcoin é o futuro do sistema financeiro. Mas há um grande problema no caminho, a escalabilidade.

Por exemplo: a provedora de pagamentos VISA processa, em média, 4000 transações por segundo e podem aumentar para um máximo de 65000. O Bitcoin, por outro lado, consegue lidar com até 7 transações por segundo no atual tamanho de block de 1MB. Não dezenas de milhares, mas somente 7.

Claramente a blockchain principal não é tanto escalável, mas ela não precisa ser!

A comunidade criou uma nova tecnologia chamada Lightning network para resolver os problemas de escalabilidade. A ideia central é que transações pequenas e habituais não precisam ser guardadas na blockchain principal. Isso evita o limite de 7 transações por segundo e é chamado de método off-chain.

Então, como funciona?

Bem, por exemplo, digamos que todas as manhãs Bob compra um cafezinho antes ir trabalhar. Criar uma transação na Blockchain para um simples café é um exagero. Ele pode acabar pagando mais em taxas e do que no preço do café. Entretanto, com a lightning network, Bob pode iniciar um canal de pagamentos com a cafeteria.

Para fazer isso, tanto a cafeteria quanto Bob, depositam um certa quantidade de Bitcoin no que é chamado de endereço de assinatura múltipla. 

Digamos que Bob deposite 0,05BTC e que a cafeteria não deposite nada, porque eles não oferecem reembolso. Esse endereço de assinatura múltipla funciona como um cofre que só pode ser aberto quando as duas partes concordam.

Quando abrimos o canal de pagamentos, também criamos uma planilha de pagamentos que diz como os fundos daquele endereço devem ser distribuídos. Então agora o balanço diz: "Bob recebe 0,05BTC e a cafeteria recebe 0BTC". Exatamente como foi depositado.

A abertura do canal de pagamentos acontece na blockchain principal, então há transparência completa. A cafeteria pode ver que Bob depositou 0,05BTC, então pode ficar tranquila, já que ela vai receber o dinheiro assim que o canal fechar.

Agora que o canal está aberto, Bob pode pedir seu café matinal!

Digamos que um café custa 0,001BTC. Para pagar, Bob simplesmente muda a planilha de pagamentos. Ele subtrai o custo do café de seu balanço e adiciona ao da cafeteria. Então agora o balanço diz: "Bob recebe 0,045BTC e a cafeteria recebe 0,005BTC". Então Bob e a cafeteria assinam o balanço atualizado com suas chaves privadas e cada um mantém uma cópia, mas eles não fazem mais nada com elas.

Bob pode continuar pedindo café, contanto que ele ainda tenha balanço no canal de pagamentos. E ambos podem fazer centenas de transações entre eles. Não há qualquer limite, porque isso tudo ocorre fora da blockchain principal

Mas toda boa história tem um fim.

O canal de pagamentos pode ser fechado a qualquer momento, tanto por Bob, quanto pela cafeteria. Tudo que eles precisam fazer é pegar o ultimo balanço, que foi assinado pelas duas partes e transmiti-lo na rede do Bitcoin.

Mineradores então, iram validar as assinaturas na planilhas de pagamentos e, se tudo bater, lançar os fundos de acordo com o balanço na planilha. Isso irá criar uma única transação na blockchain do Bitcoin.

Então a Lightning network pode reduzir significativamente o peso na blockchain principal. Ela requer apenas duas transações na blockchain: uma para abrir o canal de pagamentos e outra para fechá-lo.

Além disso, é bem seguro. O sistema garante que somente o último balanço pode ser usado para desbloquear o dinheiro. E como as duas partes tem uma cópia assinada do balanço, elas podem desbloquear os fundos a qualquer momento, mesmo se a outra parte não quiser cooperar mais.

Então por exemplo: Bob não pode segurar o dinheiro que pertence a cafeteria e vice versa.

E não para aí.

Você não precisa abrir um canal de pagamentos com todo mundo que você quiser enviar seus bitcoins. Você pode simplesmente usar a rede para passar suas moedas. Essa é Alice, uma amiga de Bob.

Eles já trocaram dinheiro na lightning network, então eles tem um canal de pagamentos ativo. Agora digamos que Alice queira comprar café. Invés de abrir um canal de pagamentos direto com a cafeteria, ela pode transferir dinheiro para Bob, que irá transferir para a cafeteria.

Não necessidade de criar um canal de pagamentos com todo mundo! Na lightning network, o seu pagamento tenta encontrar um rota de pessoa A a pessoa B. E tenta fazem isso com a menor quantidade de intermediários e as menores taxas. 

Isso diminui ainda mais o peso na blockchain, mas requer que intermediários tenham dinheiro suficiente nos canais de pagamento.

Então agora você sabe o que é a Lightning Network e como ela funciona, mas quando ela vai começar a funcionar?

Bem, neste momento há implementação teste rodando na testnet do Bitcoin. A gente não sabe ainda quando ela vai estar aberta a todos, mas existem chances de isto acontecer em 2018!

Saiba mais sobre criptomoedas e suas tecnologias clicando aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Lightning Network - explicação simples
Lightning Network - explicação simples
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJZZCE5SiR-JOsacpVcxuL5eRzYaAOcXWlrxHIdsMHvWjl1IokWD-fR4S6k357flpxPJ6XvmkiErbZjOeGjRvhKIRpb839EHaYmvkfFe0N36N3YDsWwpgHXMFrM46deApeDDNUK7u2jNBk/s320/LNbtc.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJZZCE5SiR-JOsacpVcxuL5eRzYaAOcXWlrxHIdsMHvWjl1IokWD-fR4S6k357flpxPJ6XvmkiErbZjOeGjRvhKIRpb839EHaYmvkfFe0N36N3YDsWwpgHXMFrM46deApeDDNUK7u2jNBk/s72-c/LNbtc.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2018/03/lightning-network-explicacao-simples.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2018/03/lightning-network-explicacao-simples.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo