#ToTheMoon

22 outubro 2017

Aula 2.1: Variáveis em C #LTCode

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Hoje você vai aprender sobre os tipos de variáveis em C, são quatro os tipos básico: char, int, float e double. 

As variáveis devem ser declaradas antes das instruções do seu programa, para que sejam armazenadas na memória, assim fazendo referência a posições de memória. As regras de declaração de variáveis você já conhece se fez a aula 1.2 de lógica de programação - caso não, farei uma revisão ninja:

  • Variável não pode começar com caractere numérico
  • Variável não pode ter acentuação
  • Variável não pode ter nome de alguma palavra reservada da linguagem C
  • Variável pode ter caractere underscore _
Exemplo de declaração de variáveis:

Você deve estar se perguntando qual a diferença entre variáveis do tipo float e do tipo double, bom antes precisamos entender a atribuição de variáveis. Quando uma variável é declarada e o programa compilado, o compilador reservará um espaço na memória do computador para armazená-la, sendo assim a referência do espaço acontece através do nome da variável. Para variáveis do tipo inteiro, o espaço adquirido é de 2 bytes ou 4 bytes dependendo do computador. Já variáveis do tipo float recebem 4 bytes enquanto que double recebem 8 bytes, então por exemplo caso precise de um cálculo mais preciso com o valor de pi é recomendado usar double em vez de float. Uma coisa importante a se notar também é que na linguagem C, utiliza-se o ponto "." e não a vírgula "," para separar parte inteira da decimal, assim como ocorre no inglês. Portanto cinquenta centavos (0,50) seria representado como 0.50 . Também vale notar que, uma vez declarado uma variável como inteiro, você não conseguirá usar decimais mesmo que você sabe que 0 = 0.00 , já o contrário, os decimais podem ser trabalhados com inteiros pois 1.00 = 1 .

Observe a imagem abaixo (clique sobre a imagem para ampliar):



Para uma variável receber um valor basta utilizar o sinal de igual "=" na frente do nome da variável. Repare que a variável do tipo char (caractere) imprime na tela apenas 1 caractere e para receber o caractere é necessário que esteja entre 'aspas' simples. Para imprimir os valores contidos nas variáveis é necessário utilizar o formato de escrita referente a variável para a função printf, sendo assim utilize %d para variável do tipo int, %c para variável do tipo char, %f para variável do tipo float ou double.

Para receber valores em uma variável durante a execução do programa, você pode utilizar a função scanf - seu funcionamento lembra o Leia do visualg. Confira:



Você também pode atribuir valores usando apenas um scanf:

O símbolo & é utilizado para indicar que o valor recebido será colocado em uma variável do tipo inteiro.


Bom, leia tudo novamente caso não tenha entendido ou nos mande um email... recomendamos que pratique, por isso que estamos utilizando imagens e não digitando o código para você não ficar apenas no copia e cola.


Whiterose - practice makes perfect

>> Próxima aula, clique aqui.



~ Dica: Aulas de programação grátis >>clicando aqui<<

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]





Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.


[[error]]