20 setembro 2016

Lei 41 - Hackeando qualquer computador


Lei 41? Sim, a lei que irá acabar com a privacidade de qualquer cidadão do mundo. Resumindo:
O governo dos EUA quer usar um procedimento obscuro - uma alteração a uma lei federal conhecida como Lei 41- para expandir radicalmente sua autoridade de hackear. As alterações da Lei 41 tornariam mais fácil para eles hackearem nossos computadores, pegar dados e praticarem vigilância remota. Essas alterações poderiam afetar qualquer pessoa que use um computador com acesso à Internet em qualquer lugar do mundo. No entanto, eles vão afetar de forma desproporcional as pessoas que utilizam tecnologias de proteção de privacidade, incluindo Tor e VPNs. O Congresso dos EUA só tem até 1º de dezembro para impedir que as mudanças entrem em vigor.
 Mas o que o Brasil e o mundo tem haver com isso? Bom caso a alteração na Lei 41 seja feita, não será mais necessário que o governo (dos Estados Unidos) obtenha um mandado de um juiz na jurisdição (Brasil por exemplo) onde eles querem realizar a busca. Assim o governo pode aplicar mandados em uma jurisdição para conduzir pesquisas remotas em computadores localizados em outras jurisdições sobre os seguintes pontos:

  • Quando alguém usa “meios tecnológicos” para ocultar a localização de seu computador; ou
  • Na investigação de botnets, onde os computadores danificados estão localizados em 5 ou mais distritos.
Assim, o FBI - por exemplo - pode furtivamente invadir computadores, copiar dados, excluir dados ou executar código pelo simples fato do computador estar usando uma VPN ou rede Tor. E isso pode se expandir para as pessoas que negam o acesso aos dados de localização para aplicativos de smartphones, porque elas não se sentem confortável em compartilhar sua localização com redes de anúncios. Pode até mesmo incluir indivíduos que alteram a definição de país que mora em um serviço online, como pessoas que alterar as definições do país do seu perfil de Twitter para ler tweets sem censura.

Existem inúmeras razões para as pessoas querer usar a tecnologia de VPN ou Tor para proteger sua privacidade. Desde jornalistas que utilizam essas ferramentas para se comunicar com segurança com suas fontes, à milhões de pessoas que não têm nada em particular para esconder e preferem optar por utilizar ferramentas de privacidade só porque elas estão preocupados com a vigilância do governo na Internet.

Até quem não utiliza dessa tecnologia poderá ser afetado, pois vítimas de malware poderiam encontrar-se duplamente invadidas: primeiramente seus computadores infectados com malware e utilizado para contribuir para uma botnet (rede de computadores zumbis controlados remotamente), e, em seguida, os agentes do governo acessando remotamente seus computadores como parte da investigação.

Como parar isso? Redes sociais, use sua voz na internet! Compartilhe, https://pt.vpnmentor.com/blog/fight-rule-41/ .

Fontes: pt.vpnmentor.com
eff.org


Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...