18 maio 2015

Como hackear um avião pelo sistema de entretenimento?

Porta Ethernet - https://twitter.com/SynAckPwn

O pesquisador de segurança Chris Roberts se tornou mundialmente conhecido este ano quando foi expulso de um avião após um tweet polêmico em que ele disse que poderia interferir no sistema de máscaras de oxigênio. 

Desta vez, um documento oficial do FBI afirma que ele já invadiu sistemas de entretenimento de bordo em aviões, e uma vez até emitiu um comando que fez o avião momentaneamente se inclinar para o lado.

Roberts disse ao FBI que, primeiro, obtém acesso físico à rede do avião encaixando um cabo embaixo do assento (imagem acima), onde há um conector Ethernet modificado. Depois, ele usa login e senha padrão para obter acesso ao sistema de entretenimento de bordo – que exibe filmes e séries para os passageiros.

Segundo documentos do FBI, no depoimento ele diz ter conseguido invadir o sistema principal do avião:

Ele afirmou que comandou com sucesso o sistema a emitir o comando “CLB”, ou subir. Ele afirmou que, dessa forma, um dos motores de avião passou a subir, resultando em um movimento do avião para os lados. Ele também afirmou que usou software Vortex após hackear redes do avião. Ele usou o software para monitorar o tráfego do sistema na cabine do piloto.
Alguns especialistas em segurança duvidam do feito uma vez que o sistema de bordo em aviões comerciais são isolados dos sistemas de voo e de navegação.

Você pode ler o artigo completo feito pelo Gizmodo clicando aqui

Tags: hacker, avião, porta, internet, sistema, cracker, notícia,


Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...