[0x03] Varredura de rede com Netcat, Nmap e Wireshark

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Tutorial de como utilizar netcat, nmap e wireshark

Este tutorial faz parte do GUIA COMPLETO do professional em Segurança Ofensiva de Software, saiba mais.

Aula 3: Varredura de rede

O processo de procurar por portas abertas em uma máquina é conhecido como port scanning e é considerado ilegal em muitos países pois gera muito tráfego podendo sobrecarregar alguns dispositivos. 

Um scan por portas TCP se baseia no princípio 3-way-handshake:

  • Flag ACK significa porta aberta.
  • Flag RST significa porta fechada.
  • Sem resposta significa porta filtrada (bloqueada por firewall).
Já em um scan por portas UDP baseia no protocolo ICMP no qual:
  • Resposta ICMP "port unreachable" significa porta fechada.
  • Sem respostas significa que a porta está aberta ou filtrada.

3.1.1 Netcat

Anteriormente você aprendeu a inicializar alguns serviços úteis em sua máquina Kali, agora com a ferramenta Netcat você consegue realizar varredura de portas, leitura de banners em sua rede local e se conectar manualmente em um servidor.

Banner são mensagens que você recebe quando se conecta a portas de determinados serviços, geralmente mensagens de boas-vindas com informações sobre tipo de serviço e versão do software que está rodando naquela porta.

Figura 1: Disponibilizando nc.exe via FTP

Para ilustrar a varredura de portas, buscamos na máquina Kali o executável do Netcat para Windows e copiamos para uma pasta acessível via FTP com o comando abaixo:

[cp `locate nc.exe` `pwd`]
O comando "pwd" lista o caminho do diretório atual, então substitua pelo caminho do diretório acessível via FTP. Assim é possível acessar o arquivo nc.exe na máquina Windows (Figura 1).

Figura 2: Varredura de portas e leitura de banners usando Netcat

Sabendo que: 
IP Kali Linux: 192.168.1.4
IP Windows XP: 192.168.1.5

Utilizando o nc.exe na máquina Windows, foi realizado a varredura para identificar portas aberta no âmbito de 1 a 100 (Figura 2) na máquina Kali.

Comando de varredura:

[nc.exe -vn 192.168.1.4 1-100 -w 60]

O argumento “-v” no comando significa modo verbose, assim é exibido as portas abertas identificadas. O “n” significa para não resolver DNS e o “w” determina um tempo de conexão de cada porta, no caso definido como 60 segundos. A medida que as portas abertas eram identificadas, foi possível identificar e realizar leitura de banners de alguns serviços como Pure-FTPd e SSH. Você sempre pode consultar o manual de comandos do Netcat digitando "nc -h" (sem aspas) no terminal.

Figura 3: Banner serviço na porta 80

No caso do banner do serviço rodando na porta 80, bastou realizar a conexão e enviar uma string qualquer para receber seu banner (Figura 3). Realizar o scan por serviços UDP não é muito útil uma vez que o Netcat retorna que todas as portas estão abertas.

3.1.2 Chat com Netcat

Figura 4: Chat simples para troca de textos

Na máquina Kali se você abrir uma porta, por exemplo 4444 e definir o Netcat em modo escuta nesta porta.

[nc -lvp 4444]

Será possível se conectar a esta porta pela máquina Windows XP e realizar trocas de textos entre as máquinas (Figura 4).

[nc -v 192.168.1.4 4444]
3.1.3 Transferência com Netcat

Figura 5: Netcat transferência de arquivo

É possível realizar transferência de arquivos de texto ou binários com Netcat, para isso na máquina Kali foi redirecionado a saída da escuta para um arquivo e na máquina Windows XP foi realizado redirecionamento de entrada com o arquivo que deseja transferir (Figura 5).

3.1.4 Bind shell e Reverse shell com Netcat

Figura 6: Firewall do Windows bloqueando Netcat

É possível enviar a linha de comandos da máquina Windows XP para a máquina Kali, este processo é conhecido como bind shell. Para isso primeiramente é necessário liberar no firewall do Windows o netcat para realizar escuta na porta (Figura 6).

Figura 7: Bind shell

Iniciando o Netcat no Windows em modo escuta passando o executável de sua linha de comando, na máquina Kali basta se conectar à porta configurada na máquina Windows XP (Figura 7) para conseguir realizar um bind shell.

Figura 8: Reverse shell

Já o processo de reverse shell, é necessário que inicie primeiramente a escuta e aguarde a conexão da outra máquina para receber sua shell (Figura 8).

A diferença principal de um bind shell e reverse shell é que no bind shell o atacante inicializa um serviço no computador alvo no qual ele conseguirá se conectar remotamente. Enquanto que no reverse shell o atacante deve inicializar o servidor em sua máquina para que a máquina alvo se conecte como cliente ao servidor do atacante. É preferível realizar um reverse shell pois o atacante não precisa de saber o endereço IP do alvo e pode facilmente burlar bloqueios de firewall já que maioria dos firewalls não checam pacotes que estão saindo da rede.

3.1.5 SBD Netcat clone

A maioria dos sistemas IPS/IDS identificam a assinatura de tráfego de uma conexão shell exposta e a sinalizam como maligno. Existem vários clones criptografados do Netcat e um deles é o SBD.

Figura 9: Transferência sbd.exe via Netcat

Utilizando o Netcat é possível transferir o arquivo executável do SBD para a máquina Windows (Figura 9).

Figura 10: Firewall Windows bloqueando SBD

Para escutar portas, é necessário liberar o SBD no firewall do Windows (Figura 10) clicando em “Desbloquear”.

Figura 11: Bind shell utilizando SBD

O comando para realizar um bind shell com SBD é semelhante ao Netcat (Figura 11).
Figura 12: Reverse shell SBD

Também é semelhante o procedimento de reverse shell no SBD (Figura 12).

3.2.1 Wireshark

Figura 13: Follow TCP Stream

É uma ferramenta que permite farejar o tráfego de rede. Por exemplo após capturar pacotes de tráfego de uma rede, utilizando a opção “Follow TCP Stream” é possível remontar os fragmentos da sessão e visualizar o banner do serviço FTP, bem como a versão que está rodando e também o usuário e senha do usuário do IP 192.168.1.37 (vermelho) que se conectou ao servidor FTP no IP 192.168.1.34 (azul) (Figura 13).

Figura 14: Filtrar requisições HTTP GET para endereço específico

É possível filtrar o conteúdo capturado, por exemplo o filtro “http contains GET and ip.addr == 192.168.1.5” permite filtrar as requisições http GET para um endereço específico (Figura 14).

3.3.1 Nmap

Com o Nmap você pode varrer os hosts configurados na sua rede local virtual buscando versões de sistemas operacionais, portas TCP e UDP abertas e serviços nos hosts. Por padrão seu scan abrange portas 1 a 1024, portanto é necessário especificar caso queira identificar outras portas, consulte seu manual digitando "man nmap" (sem aspas) no terminal para saber mais.

Figura 15: Nmap scan local network TCP

Utilizando o argumento -sS no comando do Nmap significa para não realizar conexão TCP completa e o -O habilita a descoberta de sistema operacional, já -sV habilita descoberta de versão de determinado serviço (Figura 15). O IP informado naquele padrão significa que a ferramenta irá varrer toda a rede local.

Depois de algum tempo, na saída do comando você encontrará informações úteis por exemplo:

Nmap scan report for 192.168.1.4 Host is up (0.000088s latency). Not shown: 997 closed tcp ports (reset) PORT STATE SERVICE VERSION 21/tcp open ftp Pure-FTPd 22/tcp open ssh OpenSSH 9.0p1 Debian 1+b1 (protocol 2.0) 80/tcp open http Apache httpd 2.4.54 ((Debian)) Device type: general purpose Running: Linux 2.6.X OS CPE: cpe:/o:linux:linux_kernel:2.6.32 OS details: Linux 2.6.32 Network Distance: 0 hops Service Info: OS: Linux; CPE: cpe:/o:linux:linux_kernel

Para varrer por portas UDP apenas substitua -sS por -sU no comando. E para varrer um site basta digitar o endereço do site em vez do IP. Você pode utilizar o site scanme.nmap.org para testar legalmente. Recomendo adicionar a opção -F para testar apenas as portas mais utilizadas e -vv para visualizar o progresso da varredura.

3.4.1 Outras ferramentas

Existem diversas ferramentas de varredura, é importante saber consultar seus manuais para extrair o máximo de seu potencial durante uma varredura. Exemplos:

  • OpenVAS, Nessus, ZAProxy: scanners de vulnerabilidades
  • Hping: TCP/IP packet assembler/analyzer
  • Stunnel: proxy desenhado para suportar TLS encrpytion

3.5 Proteções

Alguns roteadores oferecem firewall e filtragem de pacotes permitindo bloquear pacotes ICMP incomuns. É ideal fechar todas portas não utilizadas, portanto realize um scan em seu sistema buscando identificar portas desnecessárias abertas. Para usuários avançados, ter um sistema de Intrusion Detection (IDS) / Prevention Systems (IPS) é desejável.

Próxima aula, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,129,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,201,Artigo - Tecnologia,609,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,72,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,24,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,112,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,19,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: [0x03] Varredura de rede com Netcat, Nmap e Wireshark
[0x03] Varredura de rede com Netcat, Nmap e Wireshark
Tutorial de como utilizar netcat, nmap e wireshark
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikJMn5LIEfrtHPEivASNGrjkvEXwlg4pIfsUmJSG3iiHB7Qq2GaWwJER5C7ACwPdzjN3mOJMzZdm6Bafmml93aqYJZ_yJFwmxuidt2RVhJnGRLXV2v545RJExEEpfLRP6o2trej48bX-8CaV9ryot9es4nMq4iCNEvPxcVUu2M8uAvqxo4gECtD5lHKw/w640-h421/limontec_seguranca_ofensiva_software.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikJMn5LIEfrtHPEivASNGrjkvEXwlg4pIfsUmJSG3iiHB7Qq2GaWwJER5C7ACwPdzjN3mOJMzZdm6Bafmml93aqYJZ_yJFwmxuidt2RVhJnGRLXV2v545RJExEEpfLRP6o2trej48bX-8CaV9ryot9es4nMq4iCNEvPxcVUu2M8uAvqxo4gECtD5lHKw/s72-w640-c-h421/limontec_seguranca_ofensiva_software.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2023/12/como-usar-netcat-nmap-wireshark-pentest.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2023/12/como-usar-netcat-nmap-wireshark-pentest.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo