17 coisas para fazer ANTES de roubarem seu celular

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Bloqueio, rastreio, senhas, pin, biometria, criptografia.

Siga essas dicas para ficar tranquilo quando perder ou roubarem seu smartphone. É importante saber que as dicas foram pensadas analisando aparelhos Android, mas servem para seu querido iOS ou outro sistema, não importando o modelo do aparelho Samsung, Apple, Xiaomi, etc, você com certeza vai encontrar alguma função semelhante ao que está descrito abaixo para poder ser habilitado.

Antes da leitura, saiba que a comodidade é inversamente proporcional a segurança, então quanto mais segurança você procurar menor a comodidade/facilidade para acessar/usar seu smartphone no dia a dia.

1. Diminua o tempo de bloqueio de tela para o menor possível e habilite o bloqueio imediato ao apertar botão de power.

2. Habilite a opção que permite você impedir que o aparelho seja desligado pelo botão de power caso esteja na tela de bloqueio. Aparelhos Samsung permitem você enviar localização, foto e áudio pressionando 3 vezes o botão power para determinada pessoa previamente configurada.

3. Desabilite o acesso da barra de notificações pela tela de bloqueio. Se seu aparelho não possui essa opção, oculte o ícone de dados móveis e GPS da barra de notificação para evitar que eles sejam desligados.

4. Alguns aparelhos Android de determinadas fabricantes permitem você colocar bloqueio biométrico em todos os app. Caso isso não esteja disponível, uma dica é abrir app por app e procurar em suas configurações opções sobre adicionar PIN, senha ou biometria na tela inicial do aplicativo. Faça isso principalmente em apps como WhatsApp e bancos. No caso de dispositivos iOS através do modo de Restrição de Conteúdo e Privacidade bloqueie o acesso ao iCloud pela função "Ajustes".

5. Não deixe salvo informações de login automático em apps. Não salve senhas em texto puro, use um gerenciador de senha para isso. Certifique que o método de recuperação do gerenciador de senha não esteja no aparelho, ou seja, não use seu gmail ou outro email que você acessa diretamente pelo seu dispositivo e principalmente não use seu número de telefone como recuperação.

6. Adicione uma mensagem com informação de contato na tela de bloqueio, para caso alguém encontre seu aparelho perdido. Note que você deve tomar cuidado sobre qual tipo de informação vai deixar disponível, pois isso pode ser usado contra você. Talvez crie um email específico para isso, saiba como ter diferentes emails para cada conta/serviço clicando aqui.

7. Configure e teste todas as opções de localizações oferecidas por padrão. Vocês já devem estar familiarizado com o Find My Phone oferecido pelo Google, mas algumas fabricantes também oferecem o mesmo serviço e até com funções mais elaboradas como é o caso do Find My Mobile da Samsung. Redundância é bom, mas pagar por app de rastreio não serve de muita utilidade caso você não possua root. O ideal mesmo seria instalar como app de sistema camuflados assim um simples reset não apagaria o rastreio.

8. Se você tem aquele cartãozinho que veio seu SIMCard, faça o favor de colocar PIN em seu CHIP para evitar que usem seu CHIP em outros aparelhos para receber aquele sms daquele serviço que você ativou 2FA pra proteger seus milhões em bitcoin.

9. NUNCA USE SMS COMO FORMA DE 2FA (autenticação em dois fatores)! Comunicação por SMS é insegura como você pode ler clicando aqui. Caso opte por aqueles app gerador de código de autenticação, ideal seria utilizar em um aparelho que não tem risco de sumir/roubarem.

10. Faça backup periodicamente! Muito provavelmente seu aparelho Android já realiza backup automaticamente em sua conta Google, mas é bom conferir. A fabricante do seu aparelho também pode oferecer esse mesmo recurso, redundância é bom. Não entraremos em mérito de privacidade, aprenda ler os termos de uso.

11. Use cartões virtuais em seus apps que necessitam salvar informações de pagamentos. É mais simples de descartar e pedir outro.

12. CRIPTOGRAFE SEU DISPOSITIVO E CARTÃO SD (cartão de memória)! Nas configurações do seu aparelho você encontra essa opção, mas note que provavelmente é necessário configurar uma senha. Se alguém retirar seu cartão de memória não conseguirá acesso as suas fotos.

13. USE SENHAS FORTES e não desenhos com dedo ou PIN para desbloquear o aparelho. É incomodo digitar senhas para desbloquear o aparelho, mas você pode usar algum recurso biométrico para diminuir as solicitações para digitar senha. NÃO USE A MESMA SENHA PARA TUDO!

14. Habilite se disponível a opção resetar do aparelho quando exceder o número de tentativas de desbloqueio.

15. Anote o IMEI do seu aparelho, fique ciente que isso serve apenas para inutilizar a função de redes móveis, ligações e sms ao solicitar bloqueio na operadora e entrar para a estatística.

16. Evite salvar contatos no chip, melhor salvar em sua conta Google ou outra. Evite também colocar nomes que revelam grau de parentesco, amizade ou trabalho. Meliantes podem utilizar isso para aplicar engenharia social afim de obter ganhos financeiros.

17. Não deixe logado o email de recuperação de contas críticas (ex.: bancos, redes sociais) no seu aparelho e não use seu número de telefone como recuperação dessas contas ou do email de recuperação.

Tem alguma dica/sugestão para inserir na lista? Comente abaixo, vamos fazer dessa a lista mais completa da internet. Evite comprar aparelhos usados de origem suspeita, pelo preço você já desconfia.

TL;DR : Verifique, aprenda e utilize as opções de seguranças que seu smartphone e apps instalados oferecem.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: 17 coisas para fazer ANTES de roubarem seu celular
17 coisas para fazer ANTES de roubarem seu celular
Bloqueio, rastreio, senhas, pin, biometria, criptografia.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdoj9F0hPIBGDSmoUQfB3Hn6BK-JXBy16WU9YdrKxioCnSGZoQo-W0_Nn_Fl6rJ0xzH87PiYUwA38xeKC2ZC863KcL0vHWbSGZ2-2Ga1IP88su03gUTRHhfZUtHuNF2MdRBkiFVi3Se61lyNirfaWZSSfsvPPODTN7YAMm9AS4o6oXZOSIaqGGtnxqKQ/w400-h281/android_one_tela_bloqueio_opcoes.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdoj9F0hPIBGDSmoUQfB3Hn6BK-JXBy16WU9YdrKxioCnSGZoQo-W0_Nn_Fl6rJ0xzH87PiYUwA38xeKC2ZC863KcL0vHWbSGZ2-2Ga1IP88su03gUTRHhfZUtHuNF2MdRBkiFVi3Se61lyNirfaWZSSfsvPPODTN7YAMm9AS4o6oXZOSIaqGGtnxqKQ/s72-w400-c-h281/android_one_tela_bloqueio_opcoes.jpeg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2022/08/17-coisas-para-fazer-antes-de-roubarem.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2022/08/17-coisas-para-fazer-antes-de-roubarem.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo