Aula 2.6: Laço/Repetições em C #LTCode

COMPARTILHAR:

Aula 2.6 - Laço/Repetições em C

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Na aula de hoje aprenderemos sobre laços em C, ou seja aprenderemos como fazer uma linha de código ser repetida, controlar um fluxo de instruções. Para isto vamos utilizar o if, switch, do while, while e for.

Sobre o if e switch já aprendemos na aula anterior, clique aqui para ler caso ainda não leu. Continuando, a instrução while é bastante simples de se aprender.. se conseguir entender ela ficará fácil compreender as outras.

Sua estrutura é a seguinte: 

while (condição){
    instrução;
    incremento;
}

Traduzindo: 

enquanto (condição que você determinou) {
faça isso que está aqui dentro das chaves
}

Confira abaixo um exemplo usando while para contar números de 0 a 10:
Como podem observar:

enquanto(contador for menor ou igual a 10){
    imprima na tela contador;
    soma mais 1 no contador;
}

Ou seja vai ficar no loop imprimindo na tela números até contador valer 10, quando ele valer 10 a condição é falsa e então sai do while.

Para fazer o mesmo código acima utilizando for é fácil, apenas atente-se como funciona uma estrutura do for:

for(carga inicial;condição;pós-condição){
  instrução;
}

Note que o incremento já está presente na pós-condição. Confira a comparação entre while e for:
Observe que não era necessário colocar um valor para a variável de incremento no momento da declaração pois ela recebe um valor dentro do for, a carga inicial, mas como temos um while na imagem então tivermos que dar um valor para ela primeiro.

Agora o laço do... while, traduzida como 'faça... enquanto', é um pouco diferente pois a condição é checada no final da primeira repetição, ou seja, as instruções rodarão pelo menos uma vez, mesmo se a condição for falsa.

Confira:
Como ilustra a imagem acima, primeiramente vai imprimir o valor da variável i, depois vai somar +1 nela, passando a valor 21, então a condição é checada: 21 é menor ou igual a 10? Não, então sai do while em vez de continuar no loop.

Já estudamos o comando break na aula anterior, utilizando ele dentro de um laço ele vai sair do laço imediatamente fazendo parar o loop.

Exemplo:

Quando a condição de i ser igual a 2017 for atingida, será impresso o valor de i na tela e em seguida parado o loop afinal chegou no valor que queríamos na condição presente no if.

Existe também o comando continue, que só pode ser utilizada dentro de laços, ele serve para que o loop continue.

Confira um laço que imprime números pares usando 'break' e 'continue':

É possível criar repetições dentro de repetições, isso é chamado de laços encadeados, é útil quando você precisa variar uma variável enquanto outra varia. Exemplo:

while(condição){
    while(condição){
         instruções;
         incremento;
    }
    incremento;
}

Você também pode necessitar de laços infinitos, ou seja, apresentam condições sempre verdadeiras, tornando uma repetição infinita. Para sair deles você utiliza o break ou return (que aprenderemos futuramente). 

Resumindo, o laço while geralmente é utilizado quando não se sabe quantas vezes você precisará da repetição e o for já é mais utilizado quando se sabe quantas vezes o código será repetido, mas isso não é regra.

Você deve ter notado nas imagem a utilização do ++ após o nome da variável como: i++. Se leu os comentários do código, já sabe que isso é o mesmo que escrever: i=i+1. O mesmo se aplica ao usar i-- que poderia ser escrito como i=i-1, ou seja está decrementando uma unidade de i.

Mas fique esperto, existe diferenças quanto ao uso dessa forma ++ --. 
Como podem observar na imagem acima, k=j++ é diferente de k=++j :
k=j++ significa que k vai receber o valor de j e depois j vai valer j+1.
k=++j significa que k vai receber valor de j+1.

Outro exemplo:
int i=4;
printf("%d",i++ + ++i);

Imprimirá na tela o valor 10.

Em C é possível utilizar de atribuições compostas para diminuir seu código, confira abaixo uns exemplos:

x+=1 é o mesmo que x = x+1
y*=2+3 é o mesmo que y=y*(2+3)
a-=b+1 é o mesmo que a=a-(b+1)
k/=12 é o mesmo que k=k/12
r%=2 é o mesmo que r=r%2

Note que assim você não precisa ficar digitando a variável novamente toda vez que precisa de fazer operações com valores presente nela.

Por hoje é isso, até a próxima.

>> Próxima aula, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,23,#HK,15,#LTCode,70,Artigo - Diversos,154,Artigo - Games,193,Artigo - Tecnologia,511,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,51,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,49,en,2,HN,12,Raspberry Pi,7,root,65,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Top Nostalgia,2,VPN,17,WhatsApp,42,
ltr
item
Limon Tec: Aula 2.6: Laço/Repetições em C #LTCode
Aula 2.6: Laço/Repetições em C #LTCode
Aula 2.6 - Laço/Repetições em C
https://1.bp.blogspot.com/-Vv6C0DkQgY0/WG_EGTY1EhI/AAAAAAAAFcs/qphwk8Z4UdkFSQu0zbS5xoZ_9_KovVlJACLcB/s640/ltcode.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Vv6C0DkQgY0/WG_EGTY1EhI/AAAAAAAAFcs/qphwk8Z4UdkFSQu0zbS5xoZ_9_KovVlJACLcB/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2018/04/aula-2-6-linguagem-c-ltcode.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2018/04/aula-2-6-linguagem-c-ltcode.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo