Moedas do futuro - Paper wallet e o problema do troco (change address) #8

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Como não perder todos os fundos da sua paper wallet ao importar a chave privada para uma wallet online

Moedas do futuro - chaves privadas e computação quântica #7




Este artigo faz parte da série de artigos sobre Moedas do futuro, se ainda não conhece clique aqui e saiba mais.

Pensando em uma forma de guardar por um bom tempo cerca de 2 bitcoin's que você comprou em uma exchange, você resolve criar uma paper wallet, afinal daqui 10 anos 2 bitcoins podem valer milhões de reais.

PaperWallet - source https://en.bitcoin.it/wiki/File:FirstBitcoinBills.jpg

Para criar sua paper wallet você baixa uma distribuição linux, grava no pendrive, sempre verificando se a hash do arquivo .iso é a mesma disponibilizada no site da distro, roda então em modo live a distribuição e em seguida clona o repositório do bitaddress.org (verificando se o script baixado é o mesmo do repositório) para gerar sua paper wallet pronta para ser impressa no papel.

Você imprime e então envia seus 2 btc comprado na exchange para a carteira de papel e então guarda debaixo do colchão.

3 anos se passam... bitcoin valorizou poucos reais e você precisa urgentemente de dinheiro para completar um pagamento. Então você lembra da sua paper wallet e descobre que precisa somente de 1 bitcoin dos 2 bitcoin contido nela. Você baixa uma software wallet confiável em seu computador e importa a chave privada contida na paper wallet, logo então você envia 1 bitcoin para uma exchange para posteriormente converter esse 1 btc para real e completar seu pagamento urgente. Depois de enviado para a exchange você pensando na segurança da sua paperwallet, desinstala rapidamente a software wallet de seu computador e apaga todos resquícios do programa.

6 meses depois, o bitcoin sofre uma alta impressionante o tornando milionário de um dia para o outro! Você rapidamente pega a sua paper wallet para conferir o saldo dela e se depara com um 0 (zero), ou seja, o 1 btc que tinha sobrado havia sido enviado para um endereço desconhecido, desesperado você logo conclui que sofreu um ataque hacker quando realizou o pagamento urgente.

Para saber o que realmente aconteceu, primeiramente precisamos entender como funciona as transações no bitcoin. Usarei valores altos para facilitar a compreensão, mas o mesmo se aplica para os satoshi.

Imagine que você controla um endereço de bitcoin que contém 10 btc e gostaria de comprar um livro nosso por 10 btc (ainda não vendemos livros, então apenas imagine). Então após efetuar a transação, o saldo do seu endereço será 0 (zero) e o saldo nosso será de 10 btc.

Agora imagine que você controla um endereço que tem 20 btc e depois você recebeu 5 btc de um amigo e 10 btc por ter feito um trabalho, o saldo final do seu endereço agora é de 35 btc! Então você deseja comprar outro livro nosso por 8 btc (desconto de fidelidade). Note que nós vamos receber apenas 8 btc e você não tem 8 btc inteiro, logo você pode enviar 10 btc e receber de troco 2 btc, ou seja, ao consultar seu saldo final será de 27btc, sendo 20 btc + 5 btc + (10-8) btc.

Até ai tudo certo, mas acontece que alguns software wallets utilizam change address (endereços para o troco) por debaixo dos panos (no bom sentido). Eles utilizam change address para aumentar a privacidade das transações, como sabem todas as transações na rede do bitcoin são públicas em um livro razão chamado blockchain (saiba mais clicando aqui). Em um cenário sem change address o troco sempre é retornado para o endereço que partiu a transação, logo a blockchain do bitcoin revelará que a pessoa que controla o endereço A pagou a pessoa que controla o endereço B, e caso pague outra pessoa (endereço C) o troco também será retornado como ilustra a imagem abaixo:

Para resolver este problema de privacidade, wallets que utilizam change address permitem que o troco seja enviado para outro endereço de bitcoin que você controlará, num cenário em que a pessoa que controla o endereço A usando uma wallet que utiliza change address paga a pessoa B a representação seria a seguinte:
Note que uma pessoa de fora olhando a transação na blockchain não pode afirmar com certeza que o endereço C pertence a pessoa que controla o endereço A, e se você aumentar o número de transações sua privacidade aumenta afinal se eu não sei se quem controla o endereço A controla o endereço C, é óbvio que não saberei se D ou E é controlado por quem controla C como ilustra a imagem abaixo:
Esses endereços para o troco são "gerados automaticamente" (não entrarei em detalhes de implementação, recomendo leitura das fontes citadas) pela sua carteira, é como se estivesse realizando 2 pagamentos, mas na verdade um dos pagamentos é para um endereço seu e que ninguém sabe que é seu, no final das contas sua carteira apontará como saldo final a soma do saldos dos seus endereços presente na carteira.

Muito provavelmente você já deve ter entendido o motivo de ao gastar apenas parte do saldo da sua paper wallet seu saldo passou a ser 0 (zero). A carteira que você utilizou para importar a chave privada da sua paperwallet utiliza change address, então o troco foi enviado para outro endereço e ao desinstalar a software wallet e limpar todos resquícios você acaba de perder todas chances de ter acesso a chave privada do endereço para o qual o saldo de troco foi enviado.

Existe então duas dicas para evitar este tipo de problema:

1 - Sempre gastar todo o saldo da paper wallet em uma transação, caso queira gastar apenas uma parte do saldo, envie o restante (que seria o troco) para o endereço da própria paperwallet, ou melhor, por questão de privacidade envie o restante (troco) para outra paperwallet.

2- Use software wallet que retorna automaticamente o saldo restante (troco) para o endereço da própria paperwallet. Um exemplo é a Mycelium que faz isso automaticamente, sempre confira antes de uma transação na documentação da sua software wallet preferida se a funcionalidade está ativa, vai que em uma atualização desabilitam essa função.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Moedas do futuro - Paper wallet e o problema do troco (change address) #8
Moedas do futuro - Paper wallet e o problema do troco (change address) #8
Como não perder todos os fundos da sua paper wallet ao importar a chave privada para uma wallet online
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXNowIfEzqLMDHPoeAw6b-e3jwNzm2yG-ATtX9Ly0arkAEj4p_fppmzysRQ21j87m90tv56Noc-13fwNdw1F9tZYC2EZf03oSRKNgOl1dP7m713aq1x7H-7xQKnjiBCmbEnKtKqifKpm-a/s400/btcweusecoin.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXNowIfEzqLMDHPoeAw6b-e3jwNzm2yG-ATtX9Ly0arkAEj4p_fppmzysRQ21j87m90tv56Noc-13fwNdw1F9tZYC2EZf03oSRKNgOl1dP7m713aq1x7H-7xQKnjiBCmbEnKtKqifKpm-a/s72-c/btcweusecoin.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2019/04/moedas-do-futuro-paper-wallet-e-change-address.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2019/04/moedas-do-futuro-paper-wallet-e-change-address.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo