04 julho 2016

Aquele vírus para Facebook infectou mais de 10 mil usuários

Lembram daquele vírus que se espalhou pelo Facebook enviando mensagens pelo chat ou mencionando os amigos? Se não, clique aqui e confira.



Pois é, a Kaspersky Lab verificou a ação do vírus entre os dias 24 e 27 de junho e constatou que os mais afetados foram os brasileiros! Não foi atoa que nosso artigo sobre o assunto teve 20 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de acessos.

O ataque funcionava assim, você era mencionado e então ao clicar na menção um arquivo (trojan) era baixado, este arquivo ao ser executado instalava uma extensão no navegador Chrome. Assim ele assumia todo o controle do navegador, e sempre que o navegador era aberto, uma página do Facebook era aberta junta para o usuário fazer login (detalhe que a página é legítima).

Quando o usuário fizesse login, a sessão da vítima era sequestrada e o vírus se espalhava mencionando amigos que baixavam o arquivo e infectavam suas máquinas.. criando um ciclo sem fim.

Os países mais afetados foram o Brasil, Polônia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e, finalmente, Israel.
Vale a pena mencionar que as pessoas que estavam usando computadores com Windows para acessar o Facebook tinham o maior risco de ser infectadas. 

Aqueles que usam celulares com Windows OS poderiam ser infectadas também, embora isso seja menos provável. Já os usuários de dispositivos móveis Android e iOS estão completamente imune, pois o malware utiliza bibliotecas que não são compatíveis com esses sistemas operacionais móveis.

Caso você ainda seja vítima, ou possui um amigo com o mesmo problema.. clique aqui leia nosso artigo sobre o assunto e compartilhe com ele como resolver.


Fonte: securelist.com



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...