23 setembro 2014

Roubando informações pelas fotos

Com as vantagens óbvias das câmeras digitais, incluindo as dos smartphones, mais e mais pessoas tiram fotos todos os dias, em todos os lugares. O que pouca gente sabe é que esses arquivos de fotos podem conter dados um tanto quanto comprometedores, como data, condições em que a foto foi tirada e até mesmo onde você estava!

Se você olhar as propriedades de uma foto em .jpg tirada com uma câmera digital, poderá se surpreender com as informações que estão nela:





Percebeu a marca e modelo da câmera, além da data quando a foto foi tirada? Muitas outras informações podem ser obtidas apenas olhando para os detalhes da imagem, é possível até saber o local onde foi tirada a foto com informações das coordenadas de GPS do smartphone ou câmera.

Por exemplo, explorando as informações Exif (uma especificação seguida por fabricantes de câmeras digitais que gravam informações sobre as condições técnicas de captura da imagem junto ao arquivo da imagem propriamente dita na forma de metadados etiquetados) de um arquivo .jpg encontra-se os seguintes dados:

$ jhead tracking.jpg
File name    : tracking.jpg
File size    : 314085 bytes
File date    : 2011:03:30 02:13:53
Camera make  : SAMSUNG
Camera model : GT-I5500B
Date/Time    : 2010-11-18 00:46:23
Resolution   : 1600 x 1200
Focal length :  2.7mm
Exposure time: 0.125 s  (1/8)
Aperture     : f/2.7
ISO equiv.   : 200
Whitebalance : Auto
Metering Mode: center weight
Exposure     : aperture priority (semi-auto)
GPS Latitude : ? 12d 23m 28.937s
GPS Longitude: ? 13d 20m 33.702s


Como você pode observar, conseguimos obter a latitude e longitude de onde foi tirada a foto. Qualquer pessoa que tiver sua foto (Facebook?) pode pegar essas informações e converter para coordenadas de GPS, existem até conversores na internet, depois utiliza-se essas coordenadas em um mapa e bingo! 

Moral da história: muito cuidado onde coloca suas fotos. Se quiser um pouquinho menos de exposição, você pode remover todas as informações EXIF com o Exif Tag Remover, clique aqui para baixar.

Fonte: Mente Binária



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...