19 fevereiro 2014

O que fazer quando você perder ou roubarem seu celular

IMEI Bloqueado - Fonte/Reprodução: http://vidasemfio.com/wp-content/uploads/2013/07/bloqueio-celular-imei-roubado-perdido.jpg

Seja Smartphone ou celular você deve ficar atento no que deve fazer ao perder ou roubarem seu aparelho.

Acompanhe abaixo o passo a passo do que fazer no caso de perda ou roubo do seu aparelho:

1º passo: guarde o código IMEI

Antes de qualquer coisa acontecer (e tomara que nunca aconteça), previna-se! Faça o seguinte: pegue o seu aparelho e descubra o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI, do inglês International Mobile Equipment Identity). É importante que você anote esse número em local que possa posteriormente consultar. O IMEI fica no seu celular, no selo de homologação da Anatel, e você também pode consultá-lo discando *#06# (asterisco - jogo da velha – zero – seis – jogo da velha);

2º passo: tentar rastrear o aparelho

Se seu aparelho for um Smartphone, existe alguns aplicativos e até mesmo funcionalidades do próprio aparelho que permitem rastrear o smartphone com base na rede Wi-Fi ou de dados da operadora 3G/4G e até mesmo utilizam o GPS para serem mais precisos na localização.

Para rastrear seu Android basta utilizar a ferramenta própria clicando aqui (ou baixe o app).
Para rastrear seu aparelho com iOS (iPhone por exemplo) utilize a ferramenta própria clicando aqui (ou baixe o app).

Caso consiga a localização do aparelho, ligue para a polícia imediatamente.

3º passo: ligar para a operadora

Se for roubado ou perder o celular, é preciso comunicar o fato à prestadora e solicitar o bloqueio do serviço imediatamente; assim por exemplo evita que chegue contas à pagar do aparelho furtado. Faça isso depois de ter tentado localizar o aparelho como cita no passo 2.

4º passo: incluir no CEMI

Solicite que prestadora inclua o aparelho no CEMI (Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas), a fim de impedir a utilização do aparelho celular em todo o Brasil. Para fazer essa solicitação, você precisa informar o número do IMEI, por isso é importante que tenha isso anotado em outro lugar.

5º passo: fazer um BO

Além disso, e poucos fazem isso, é importante que você registre um boletim de ocorrência destacando os dados informados à operadora e caso consiga (passo 2) informe a localização do aparelho.

Fonte: ReclameAqui



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...