06 novembro 2013

Windows XP super lento - processo svchost.exe usa 100% da CPU

svchost.exe usando 100% da CPU - Fonte/Reprodução http://www.nishishi.com/blog/imgs/2013/d20130814a.png

Se você é usuário do Windows XP e o computador está super lento para fazer qualquer tarefa, quando você dá uma olhada no gerenciador de tarefa logo nota que o processo svchost.exe está consumindo 100% da CPU. 

O motivo na maioria das vezes é porque computadores com o sistema operacional Windows XP SP3 instalado, vem com uma ferramenta chamada de Central de Segurança, disponível no Painel de Controle. Quando a ferramenta de atualizações automáticas executa automaticamente uma tarefa que é a de procurar, fazer o download e instalar todas as atualizações do sistema operacional que a Microsoft publica via Windows Update várias máquinas têm sofrido de problemas de lentidão durante esse processo. O processo svchost.exe fica utilizando praticamente 100% do processamento da máquina, apenas verificando as atualizações. Obviamente fica impossível utilizar a máquina normalmente durante este processo, frequentemente travando o sistema operacional. 

Não descarta-se uma possibilidade de o real culpado deste problema seja vírus em seu computador, mas pode sim ser problema com a verificação de atualizações que o Windows faz já que o serviço de atualizações automáticas utiliza uma instancia do svchost.exe para funcionar.

Para resolver o problema, primeiro recomenda-se ir no menu iniciar, todos os programas, "Windows Update". Depois clicar em "Alterar configurações" e em seguida clicar em "Desativar atualizações automáticas.



Desativar atualizações automáticas - Fonte/Reprodução: http://www.wikihow.com/Solve-the-Svchost.Exe-100%25-CPU-Utilization-Problem
Você pode fazer as atualizações manualmente quando estiverem disponíveis pois não é recomendado deixar as atualizações sem instalar.

Depois de desativar as atualizações automáticas, faça os passos abaixo:



  1. Renomear a pasta C:\windows\software distribution para C:\windows\software distribution.old (renomear a pasta "software distribution" que se encontra dentro da pasta "windows" no seu disco local para "software distribution.old")
  2. Caso dê algum erro como de acesso negado clique aqui e veja como solucionar o problema para poder renomear a pasta na parte "Resolução".
  3. Renomear o arquivo C:\windows\windowsupdate.log para C:\windows\windowsupdate.log.old (renomear o arquivo "windowsupdate.log" que se encontra dentro da pasta "windows" no seu disco local para "windowsupdate.log.old")
  4. Se der o erro de acesso negado faça o que diz acima na parte 2.
  5. Reinicie o computador normalmente.

Depois de reiniciar o computador abra o gerenciador de tarefa e confira se o processo svchost.exe está utilizando 100% da CPU, caso não esteja então o problema foi resolvido, mas se o problema continuar provavelmente a causa seja por causa de algum vírus presente em sua máquina.




Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...