Como conectar no Raspberry Pi pelo PC, WiFi, Android

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Você pode conectar-se ao seu Raspberry Pi a partir de outro dispositivo e utilizá-lo sem ter uma tela, monitor nele. O procedimento que demonstraremos abaixo foi realizado com o sistema Raspbian versão February 2020, mas pode ser aplicado em outras distribuições desde que possua instalado as ferramentas necessárias.

Baixe o Raspbian clicando aqui, caso não saiba como gravar um sistema para o Raspberry Pi no microsd clique aqui e assista entre 0:44 e 2:15.

Será necessário que seu Raspberry Pi esteja conectado a uma saída de vídeo, ou seja, um monitor para realizar os procedimentos iniciais. Depois não precisará mais.

O processo é muito simples para conectar-se ao seu Raspberry Pi pela rede local, ou seja via WiFi ou cabo ethernet, primeiramente rode os comandos no terminal como ilustra a imagem abaixo para ter certeza que você possua a ultima versão do VNC Connect, certifique que esteja conectado a internet para que se necessário os programas sejam atualizados :



Comandos:
sudo apt update
sudo apt install realvnc-vnc-server realvnc-vnc-viewer

Como queremos conectar remotamente ao nosso Raspberry Pi em modo gráfico ou seja com interface gráfica, confira se está habilitado a opção VNC na interface do Respbian. Para isso navegue até "Raspberry Pi Configuration" em "Preferences", confira a imagem abaixo:


Na janela que abrir, clique em "Interfaces' e em seguida clique em "Enable" na opção "VNC". Pronto dê um "Ok" para salvar a configuração.


Agora no dispositivo que você pretende acessar remotamente o Raspberry Pi, baixe e instale o programa VNC Viewer do RealVNC, ele está disponível para Windows, macOS, Linux, iOS, Android etc. Clique aqui para baixar.

Note que a conexão via VNC que estamos configurando é para rede local ou seja seu Raspberry Pi deve estar conectado a mesma rede que seu dispositivo que vai acessá-lo, por exemplo mesma rede WiFi ou cabeada. Depois no final ensinaremos como realizar conexão com rede externa.

Portando descubra o IP local do seu Raspberry Pi com o comando: ping raspberrypi.local


Aperta ctrl+c para para de pingar. Caso não identifique seu IP local, use o comando "ifconfig" sem aspas para descobrir.

*Note que dependendo da configuração do seu roteador, esse IP local pode alterar sempre que você reconectar o Raspberry Pi na internet ou seja sempre que ligá-lo novamente, portanto recomendo acessar as configurações do seu roteador e dar um IP fixo para o aparelho, isso evita ter que descobrir novamente o IP local dele sempre que for se conectar via VNC.

Com o VNC Viewer instalado, adicione uma nova conexão... por exemplo na versão do programa para Windows basta inserir o IP em "Inserir um endereço do VNC Server ou procurar" e em seguida clicar em "Estabelecer conexão com o endereço ou nome do host "seu IP local".


Na janela que abrir clique em "Continuar".


Em seguida insira o nome de usuário e senha do seu Raspberry Pi. Caso não tenha alterado, o nome de usuário padrão é "pi" (sem aspas) e a senha padrão é "raspberry" (sem aspas).


Ao clicar em "OK" você conectará automaticamente ao seu Raspberry Pi e poderá controlá-lo remotamente.


No próximo artigo, você aprenderá como conectar-se remotamente ao Raspberry Pi fora da rede local, clique aqui para acessá-lo.


COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Como conectar no Raspberry Pi pelo PC, WiFi, Android
Como conectar no Raspberry Pi pelo PC, WiFi, Android
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgobZ3yx8W-n8u8zVTFfpmTLueNR2ROKelbEzpE4xZeTxKsun4cEkuOBS0JInEMwOIniJSr4uKqnnOPPj6sTmiSL8xW4Duq0Sr1u39j1sFHXk8EUPuBn6uNOtXwblVf2yvcwHzAtexO1K81/s400/vnc_raspbian.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgobZ3yx8W-n8u8zVTFfpmTLueNR2ROKelbEzpE4xZeTxKsun4cEkuOBS0JInEMwOIniJSr4uKqnnOPPj6sTmiSL8xW4Duq0Sr1u39j1sFHXk8EUPuBn6uNOtXwblVf2yvcwHzAtexO1K81/s72-c/vnc_raspbian.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2020/04/como-conectar-no-raspberry-pi-pelo-pc-ou-android.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2020/04/como-conectar-no-raspberry-pi-pelo-pc-ou-android.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo