Bitcoin é ouro digital rumo a U$1 trilhão

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Bitcoin já é superior ao ouro e em breve passará o valor de mercado do ouro.

bitcoin_stock_to_flow

Por quê podemos considerar Bitcoin, a criptomoeda criada durante a crise de 2008 como ouro digital?

Antes de começar a leitura, um recado: Este artigo é um resumo adaptado do artigo original publicado por PlanB que propõe quantificar a escassez digital utilizando do modelo stock-to-flow para modelar o valor do Bitcoin. Não é uma dica de investimento e não nos responsabilizamos pelos seus atos.

Bitcoin foi o primeiro objeto digital escasso, sua escassez  se assemelha ao ouro e a prata mas com uma diferença crucial: seu bitcoin pode ser transportado/enviado pela internet, por ondas de rádio e satélites, por meio físico (coldwallets) etc.

Essa escassez pode ser quantificada em termos de estoque dividido pela produção, stock-to-flow, sendo estoque referente a quantidade atual existente ou reserva, e a produção se referindo a produção anual.

Escassez (stock-to-flow) = estoque/produção

A escassez do ouro é de 62, ou seja, são necessário 62 anos de produção para se atingir a produção atual do ouro, considerando o ouro com um estoque de 185 mil toneladas e uma produção anual de 3 mil toneladas. A prata ocuparia o segundo lugar com sua escassez de 22 (550k/25k). Portanto, este alto número representando a escassez os tornam bens monetários.

Novos bitcoins são criados a cada novo bloco minerado/encontrado. Os blocos são criados a cada 10 minutos, em média, quando algum dos mineradores encontra um hash que satisfaça a regra da prova de trabalho (PoW) necessária para que o bloco encontrado seja válido. A primeira transação presente em cada bloco contém a recompensa para o minerador que encontrou o bloco, essa recompensa é a soma das taxas que as pessoas pagaram para a transação ser inserida no bloco mais as moedas recém-criadas (mineradas). Essas moedas recém-criadas dadas como recompensa ao minerador começaram em 50 bitcoins e então são reduzidas pela metade a cada 210.000 blocos, ou seja, a cada 4 anos em média. Esse evento de redução a cada 4 anos ficou conhecido como halving, atualmente a recompensa está em 12,5 bitcoins e quando o próximo halving acontecer, a recompensa cairá pela metade, ou seja, para 6,25 bitcoins e assim sucessivamente até que se tenha gerado/minerado todos os bitcoins que existirão no mundo, um total de 21 milhões de bitcoin.

Vale lembrar que o bitcoin é impossível de falsificar, devido à elevada quantidade de eletricidade necessária para produzir novos bitcoins. Produzir bitcoins falsos não é uma tarefa fácil. Note-se que o bitcoin é diferente do dinheiro estatal, e é também diferente das altcoins (criptomoedas alternativas) onde não existe prova de trabalho (PoW), têm baixa força computacional (hash rate) e são controladas por um pequeno grupo de pessoas ou empresas que podem facilmente influenciar a quantidade de moeda disponível, bem parecido com o que os bancos centrais fazem com a moeda de curso forçado do governo.

Com isso em mente, podemos calcular a escassez do bitcoin. Em 22 de março de 2019 o bitcoin possuía um estoque de 17.500.000 moedas e uma produção anual de 700.000 moedas, o que nos deixa com um valor de escassez de 25, colocando bitcoin na categoria de bens monetários como a prata e o ouro.

Como os halving tem um impacto grande na escassez, o gráfico abaixo apresenta o número de meses até o próximo halving, que acontecerá na metade deste ano de 2020, a cor azul escuro no gráfico representa os meses que teve halving, e vermelho é logo após o halving. A atual escassez de 25 dobrará para 50, muito próxima do ouro que é de 62. Clique sobre a imagem para ampliar.


Porque Bitcoin tem valor: Escassez - gráfico atualizado 29 de mar de 2020
Porque Bitcoin tem valor: Escassez


Tradução da legenda:
Gold = ouro
Silver = prata
Diamonds = diamantes
Palladium = paládio
Platinum = platina

O valor de mercado previsto para o bitcoin após o halving em maio deste ano é de 1 trilhão de dólares, o que significa que 1 bitcoin valerá 55 mil dólares. Algo extremamente impressionante e impensável para muitos que pode ocorrer em um ou dois anos após o halving.

Neste outro gráfico abaixo, pode-se observar o valor do bitcoin segundo o modelo stock-to-flow (linha preta contínua) e o valor real do bitcoin ao longo do tempo (pontos coloridos). Clique sobre a imagem para ampliar.


Bitcoin e números de blocos por mês
Bitcoin e números de blocos por mês


Observe como coincidem os valores reais históricos do bitcoin, com o modelo apresentado para valorização do bitcoin com base no stock-to-flow, especialmente após o halving de 2012. Note também que no halving de junho de 2016 o ajuste foi mais lento, ou seja só em 2017 o valor do bitcoin estimado pelo modelo matemático foi atingido. Este atraso foi possivelmente devido à eventos específicos como a concorrência da criptomoeda Ethereum naquele ano. Adicionalmente verifica-se também que há menos blocos por mês (azul) no primeiro ano de 2009 e durante a queda nos ajustes de dificuldade no final de 2011, meados de 2015 e final de 2018. A introdução de mineração por GPU em 2010–2011 e máquinas ASIC em 2013 permitiu a geração de mais blocos por mês (vermelho).

Existe uma relação estatisticamente significativa entre o stock-to-flow e o valor de mercado do bitcoin. A probabilidade de que a relação entre stock-to-flow e valor de mercado do bitcoin seja causada por mero acaso é próxima de zero. Clique aqui para ler o artigo original contendo a implementação matemática do modelo proposto que valida a afirmação.

Mas de onde virá todo o dinheiro necessário para o valor de mercado do bitcoin bater 1 trilhão de dólares? Virá da prata, do ouro, de países com taxa de juros negativa (Europa, Japão, EUA em breve), países com governos predatórios (Venezuela, China, Irã, Turquia, etc.), bilionários e milionários de hedge contra o quantitative easing (QE) e investidores institucionais descobrindo o ativo com melhor desempenho nos últimos 10 anos.

Fontes: https://twitter.com/100trillionUSD/status/1244252914908004357/photo/1
https://twitter.com/100trillionUSD/status/1246363762640269314/photo/1
https://medium.com/@100trillionUSD/modeling-bitcoins-value-with-scarcity-91fa0fc03e25
https://medium.com/@mmouta/modelo-matem%C3%A1tico-do-valor-da-bitcoin-com-base-na-escassez-4846c5d3f3f1

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,597,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,100,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Bitcoin é ouro digital rumo a U$1 trilhão
Bitcoin é ouro digital rumo a U$1 trilhão
Bitcoin já é superior ao ouro e em breve passará o valor de mercado do ouro.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ1PiPTl3ZyBrJSYNcmMiQKHAh6zuoC-0AzfbvJ8G5NHJazHcr4xSvxYGJ-6ZVgD9hKN4wB4i5AzfySDsjts-MMFqz8S0RYzSfMbEYdqQFbmJCQJTJX1EGuudw4tyDsH1xHD7xfsXI3BtS/s320/btc_stock-to-flow_months.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ1PiPTl3ZyBrJSYNcmMiQKHAh6zuoC-0AzfbvJ8G5NHJazHcr4xSvxYGJ-6ZVgD9hKN4wB4i5AzfySDsjts-MMFqz8S0RYzSfMbEYdqQFbmJCQJTJX1EGuudw4tyDsH1xHD7xfsXI3BtS/s72-c/btc_stock-to-flow_months.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2020/04/bitcoin-ouro-digital-1-trilhao-de-dolares.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2020/04/bitcoin-ouro-digital-1-trilhao-de-dolares.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo