7 Utilidades Nada Convencionais de um VPN no Linux

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

O que fazer com uma VPN


Você provavelmente já sabe o que é um aplicativo VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual) e suas principais vantagens e funcionalidades, como a criptografia dos dados e a otimização da velocidade da conexão da rede, por exemplo, só para citar o mais básico.

O que você talvez não saiba é que há outras utilidades não muito divulgadas sobre o uso de VPN – e, nesse artigo, nós separamos sete ótimos exemplos.

1. Acessar a UseNet para compartilhar arquivos


A UseNet (Unix User Network), surgida em 1979 por redes de computadores que se comunicavam por conexões discadas por meio de protocolos UUCP, sobreviveu e se estendeu para a Internet já nos anos 80 e 90, com sistemas de protocolos NNTP – gerando (e fazendo parte) a família TCP/IP.

Podemos resumir a UseNet como uma rede de comunicações na qual os usuários postam mensagens e compartilham dados em fóruns. Muitos provedores de internet bloqueiam essas redes com o argumento de que elas podem ser usadas para compartilhar arquivos de forma ilegal. Ao usar um bom aplicativo VPN, esses bloqueios não funcionam e você pode acessar as redes UseNet.

2. Proteger suas comunicações Voip


Outra ótima vantagem de um aplicativo VPN é proteger suas comunicações por meio de programas de Voip (Voice-Over-Internet-Provider), que são serviços de telefonia por internet.

Esses serviços, que se baseiam em protocolos para realizar o transporte dos sinais de voz por meio de informações de IP dos dispositivos conectados na rede, possuem custos mais baratos e acessíveis do que aqueles dos serviços de telefonia convencional.

Muitas vezes, mesmo com a segurança aprimorada, esses serviços ficam vulneráveis à ação de hackers, georestrição, censura e outras interferências. Provedores VPN permitem a criptografia dos dados e a proteção de informações de IP, permitindo a alteração desses protocolos de internet para driblar restrições e invasões.

3. Aprimorar o desempenho dos games


Se você tem uma verdadeira paixão por games, principalmente aqueles com elementos multiplayer, a redução do desempenho dos games (principalmente do frame rate – ou FPS) pode ser um verdadeiro entrave a uma experiência e uma performance agradáveis.

E, se você faz streamings de uma gameplay, principalmente ao vivo, esse problema pode ser ainda mais desagradável. Isso acontece porque, em geral, o ISP (Internet Service Provider) reduz a velocidade de conexão dos dispositivos conectados à rede para “desafogá-la”.

Os serviços de VPN impedem essa redução de velocidade de conexão por parte do ISP, favorecendo um bom desempenho não só para os games, mas para todos os conteúdos em geral, especialmente os de streaming. Além disso, os provedores VPN favorecem as plataformas P2P (peer-to-peer), como o BitTorrent, que muitas vezes são usadas para compartilhar até mesmo atualizações feitas por vários desenvolvedores de games.

4. Fugir do rastreamento do ISP


Os provedores de internet (ISP) possuem mecanismos cada vez mais efetivos para monitorar seus usuários, o que prejudica a privacidade e a própria segurança dos usuários da rede, já que isso envolve a coleta e a divulgação de informações sensíveis sem o conhecimento ou a anuência dos usuários.

Em geral, essas informações não são mantidas para registros com finalidades que se limitam aos provedores de internet, mas são comercializadas com terceiros, como grandes corporações e até mesmo governos. Isso, por si só, já faz valer a pena aumentar o anonimato e a proteção dos dados dos usuários.

Os aplicativos VPN protegem seus dispositivos impedindo o rastreamento por parte do seu ISP, criptografando informações como seu histórico de navegação, informações da sua geolocalização e utilização de programas e aplicativos diversos.

5. Ignorar o traffic shaping


Outra utilidade bastante interessante de um aplicativo VPN é a vantagem de permitir aos usuários fugir do chamado traffic shaping (“modelagem de tráfego”, também conhecida como shaping de pacote), um processo que consiste em analisar determinado tráfego de dados na Internet, processar esse conjunto de dados para permitir ou restringir sua transmissão de acordo com determinado padrão.

Isso pode parecer inofensivo, já que é um recurso com o qual um ISP pode melhorar o desempenho da rede; mas, na prática, interfere na integridade das informações dos usuários e pode reduzir sua velocidade de conexão (diminuindo, por exemplo, o fluxo de download dos usuários da rede).

Com a criptografia feita por um VPN, o fluxo de dados da sua conexão fica imune a esse processo.

6. Fazer downloads de forma anônima


Outra ótima vantagem de usar um provedor VPN é realizar download de conteúdos de forma anônima – o mesmo vale para serviços P2P em geral. Muitos conteúdos são bloqueados por restrições de direitos autorais, mas há muito conteúdo legítimo e legal que pode acabar sofrendo bloqueio, como o distribuições Linux e o LibreOffice.

Muitos downloads passam por rastreio de torrents, monitorando sistemas e registrando informações dos usuários. Essas informações podem ser vendidas ou entregues para governos e empresas – assim, manter o anonimato dos seus downloads é uma segurança adicional à sua própria integridade.

7. Impedir coleta de dados por websites


Há várias formas pelas quais muitos websites coletam informações sobre os usuários. Além disso, muitos mecanismos de pesquisa usam informações de IP dos usuários para registrar suas preferências e gerar anúncios e publicidade específicos, criadas por meio de algoritmos de análise de históricos de pesquisa e navegação.

Um provedor VPN ajuda a fugir dessa coleta de informações por meio de websites e mecanismos de busca ao ocultar seu IP verdadeiro, efetivando ainda mais suas possibilidades de anonimato e segurança.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,597,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,100,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: 7 Utilidades Nada Convencionais de um VPN no Linux
7 Utilidades Nada Convencionais de um VPN no Linux
O que fazer com uma VPN
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBaeU4ZTvcRunWm4y-oxjJDK_c3KcKAF1xIVyAnWimi-4WvLsirHEbXfNLJJFic3-AipCaR05jH89U2f6GhSpF8hweUkTzHLnUxEs1T89hu9HpExMzNGbcMzbR299co43K62g72QlZTBRa/s320/vpn+%25281%2529.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBaeU4ZTvcRunWm4y-oxjJDK_c3KcKAF1xIVyAnWimi-4WvLsirHEbXfNLJJFic3-AipCaR05jH89U2f6GhSpF8hweUkTzHLnUxEs1T89hu9HpExMzNGbcMzbR299co43K62g72QlZTBRa/s72-c/vpn+%25281%2529.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2019/07/7-utilidades-nada-convencionais-de-um-VPN.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2019/07/7-utilidades-nada-convencionais-de-um-VPN.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo