Aula 6.5: Estruturas de decisão e de repetição em Python #LTCode

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Aula 6.5 - Estrutura de decisão e loop em python

Este artigo faz parte do projeto #LTCode

Bem vindos a mais uma aula, nessa aula abordaremos estruturas de decisão e loops. Uma estrutura de decisão é um bloco de código que se um fato for verdade algo acontece, se esse fato não for verdade outra coisa acontece ou nada acontece. Um loop, é um bloco de códigos que vai se repetir por tantas vezes o programador quiser.

Exemplo de estrutura de decisão:
Uma estrutura de decisão é o que vai fazer nosso programa decidir o que fazer ou escolher fazer algo ou não, exemplo, se criamos um programa que pede a idade do usuário e se ele for maior de idade (idade >= 18) o programa continua a execução e se ele for menor de idade (idade < 18) ele para a execução.

Exemplo de Loop:
Um loop, como foi dito, é um bloco de código que vai ser repetido diversas vezes. Exemplo, criamos um programa que imprime “Senha errada” e pede a senha de novo todas as vezes que o usuário digita uma senha errada, ou um programa que imprime na tela “Python3” 9999 vezes.

Estrutura de decisão:
Uma estrutura de decisão no python é um código que testa uma condição, se essa condição retornar um valor booleano (tipo de variável True para veradeiro e False para falso) True, o código dentro de if é executado, se essa condição retornar False, o código dentro de else é executado. Um exemplo a seguir:


[if 10 > 9:
print('10 é maior que nove')
else:
print('10 não é maior que nove')]

Primeiramente, quero esclarecer o porque dos 4 espaços antes do print, no python tudo é indentado (indentação é o uso de espaços para deixar um código mais legível), isso facilita muito o entendimento de um código. A identação é baseada em hierarquia, um código dentro de uma estrutura de decisão é indentado em relação à estrutura de decisão (declaração dela), um código dentro de um loop é identado em relação ao loop (declaração dele), o código da função é indentada em relação à função (declaração dela).

No código, a condição usa um operador desconhecido até agora, é um operador relacional, no exemplo o operador verifica se 10 é maior que 9. Também há outros tipos de operadores como pode ser visto a seguir:



Após entender indentação é fácil entender a estrutura de decisão, começamos declarando um if e depois a condição, alguns exemplos serão mostrados:



[idade = int(input('Digite sua idade'))
if idade >= 18:
print('Maior de idade')
else:
print('Menor de idade')
if idade != 18:
print('Você não tem 18 anos')]

Também há outro elemento além do if e else que você deve aprender, o elif é como um segundo if, se a condição do if resultar em False, o elif vai ser testado, se der False, o else vai ser executado.


[idade = int(input('Digite sua idade: '))
if idade > 18:
print('Maior de idade')
elif idade == 18:
print('Alcançou a maioridade no último aniversário')
else:
print('Menor de idade')]

Confiram uma exemplificação:

Podemos também fazer ifs dentro de outros ifs, para fazer isso é preciso apenas identar um if em relação a outro, ou seja, um if dentro de outro vai ser identado com 8 linhas.

Loops:
No python, fundamentalmente existem dois tipos de loops, o loop que funciona como um if (while), enquanto uma condição for verdadeira ele vai ser executado e um que funciona com iteração (for), ele vai iterar os elementos de uma lista e criar uma variável que vai conter esses elementos. Por exemplo uma lista de todos os números de 1 a 10, ele vai fazer executar o trecho de um código 10 vezes com a variável que vai conter o numero de vezes que o loop foi executado.




Explicarei melhor nos exemplos.


[for i in range(10):
print(i)]

Podemos parar um loop com o comando break ou interromper um ciclo e começar outro com o comando continue.


[#Para quando o i for igual a 2
for i in range(10):
if i == 2:
break
#Apenas imprime núemros impares
for i in range(10):
if i % 2 == 2:
continue
print(i)]

O While é ainda mais fácil, ele vai testar uma condição e enquanto ela for verdadeira o código vai ser executado, se colocarmos uma condição que vai ser sempre verdadeira temos um loop infinito:


[#contagem de 0 a 10
count = 0
while count <= 10:
print(count)
count+=1
#loop infinito
while True:
print('Isso buga seu pc')]

A sintaxe do while é bem clara, é apenas while seguido da condição, é importante lembrar que o break e o continue também valem para o while. Vejamos um exemplo de uso do while: 


A função len() retorna quantos caracteres tem uma string.

Este artigo é de autoria de Cobra Fumante (Thomaz), nosso colaborador :)

>> Próxima aula, em breve.

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Aula 6.5: Estruturas de decisão e de repetição em Python #LTCode
Aula 6.5: Estruturas de decisão e de repetição em Python #LTCode
Aula 6.5 - Estrutura de decisão e loop em python
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s640/ltcode.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmI65og5X32bSLCmBz3uJnZlmDvzOFWZWoZzyvUhh2rtp8Hr_kolKy02pOjxpkThrz8uHaTu3skUdeDJlkFEKkC2a9EabpwPzbwJ-hm-po0QIaNeNvYm5CJw3k4SbN03V-d2h1dxrW2tz4/s72-c/ltcode.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2019/05/aula-6-5-introducao-python-ltcode.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2019/05/aula-6-5-introducao-python-ltcode.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo