Sua operadora de internet sabe o que você acessa

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit

Meu provedor de internet sabe o que eu acesso? Como navegar escondido do meu provedor?

Imagem servidor - Designed by Victor217 / Freepik
Sim, seu provedor de internet conhece todos os sites que você acessa. Isso acontece pois toda sua conexão passa pela rede disponibilizada pelo seu provedor para que você consiga acessar a internet, com isso em mente eles tem toda a capacidade de filtrar os dados trafegados ou coletar metadados. Este assunto já foi abordado em nosso site em 2014, 4 anos se passaram e a coisa ficou séria.


Provedores grandes podem utilizar dessas informações para melhorar seu serviço ou direcionar publicidade para seus clientes.. já percebi que quando você utiliza muita banda de internet em sites específicos (como assistir um filme na netflix em full HD).. seu telefone toca e quem está do outro lado da linha é um atendente de telemarketing oferecendo um plano melhor. Lembro sempre daquela frase: isso é muito BLACK MIRROR! No artigo de 4 anos atrás o assunto não era de se preocupar, mas com o avanço da tecnologia um provedor grande pode muito bem treinar uma inteligência artificial para tratar os dados para determinar o comportamento do usuário na internet, cruzar essas informações com informações públicas na internet e ceder esses dados a redes de anúncios, governos ou polícia afim de incriminar o usuário por algo específico.

Resumindo seu provedor tem a capacidade até de realizar um ataque MITM em nível hardcore. 

Lembrei deste vídeo:
Vale notar que os problema de privacidade que um provedor pode causar se aplica também a dispositivos móveis, ou seja, você pode comprometer sua privacidade também utilizando redes wifi (privadas ou públicas) e em pacotes de dados.

Então como se proteger? Existe algumas dicas que podem lhe fornecer mais privacidade, confira abaixo:


  • Use sempre HTTPS
Embora já tenhamos publicado aqui que o codeado verde na url da página não garante segurança, acessar sites sempre na versão HTTPS provém mais privacidade pois o seu provedor por exemplo sabe que você está visitando nosso site na url https://limontec.com mas não sabe em qual página específica você está navegando que no caso é https://www.limontec.com/2018/12/seu-provedor-de-internet-sabe-o-que-voce-acessa.html . Portanto use a extensão HTTPS Everywhere disponível para os principais navegadores, ela força o site visitado a abrir somente na versão HTTPS se disponível é claro. 


  • Use apps de mensagens que ofereçam criptografia ponta a ponta
Aplicativos de mensagens como WhatsApp e Signal oferecem criptografia ponta a ponta, o que garante troca de mensagens de uma forma segura e longe dos olhos do seu provedor.


  • Mude de DNS
Se seu provedor é grande, com certeza seu modem foi configurado para utilizar o DNS deles, o DNS permite que ao digitar limontec.com na barra de endereço do seu navegador você seja direcionado para o endereço IP correspondente ao nosso site. Usar um DNS não confiável pode gerar o risco de ser entregado endereço IP de páginas clonadas, direcionadas para golpes, além é claro de correr o risco de ser monitorado. Alterar para serviços de DNS que prometem privacidade como o OpenDNS ou Cloudflare é uma boa dica, uma rápida busca no Google fornece os endereço deles para você substituir em seu modem ou mesmo nas configurações do dispositivo que esteja utilizando, é recomendado que leia a política de privacidade deles.

  • Pague por uma VPN
 Se você não está pagando pelo serviço, com certeza o produto é você.
VPN's permitem que todo o tráfego seja criptografado de ponta a ponta, seu provedor veria somente que você está se conectando a uma VPN e o resto do tráfego seria obscuro para eles. Existem diversas VPN no mercado, não é recomendado a utilização de VPN grátis uma vez que se você não está pagando pelo serviço, com certeza o produto é você, portanto procure por um serviço pago e leia o contrato com atenção antes de adquirir. Se pagar por uma VPN não é possível para suas condições financeiras, você pode optar por navegar pela rede Tor que é gratuita, por ser uma ferramenta de código aberto você mesmo pode conferir se sua privacidade está sendo respeitada.

Acredito que este assunto seja de extrema relevância aos seus amigos, espero que compartilhe com eles... afinal somente com informação podemos combater os gigantes da internet.

Imagem do artigo: Designed by Victor217 / Freepik

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,598,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,71,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,101,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Sua operadora de internet sabe o que você acessa
Sua operadora de internet sabe o que você acessa
Meu provedor de internet sabe o que eu acesso? Como navegar escondido do meu provedor?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-mdIFvkIH7I90qsD03tj0IQiLWTuq6F5uPNry_k0FWg71yAUn6uJbQ39P3bwONMYRUC7zlKhQK4HdANbFongjVVYLdYwJM5QyCyD0Yp2kByAvXhzPzodnPH3pknpdsC5d70JRXvwohcxS/s320/provedor-de-internet.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-mdIFvkIH7I90qsD03tj0IQiLWTuq6F5uPNry_k0FWg71yAUn6uJbQ39P3bwONMYRUC7zlKhQK4HdANbFongjVVYLdYwJM5QyCyD0Yp2kByAvXhzPzodnPH3pknpdsC5d70JRXvwohcxS/s72-c/provedor-de-internet.jpg
Limon Tec
https://www.limontec.com/2018/12/seu-provedor-de-internet-sabe-o-que-voce-acessa.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2018/12/seu-provedor-de-internet-sabe-o-que-voce-acessa.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo