15 julho 2014

Jogar videogames faz bem

Cérebro digital - Fonte: Google Imagens

Atualmente não existe nada definitivamente comprovado a favor ou contra o uso de videogames no desenvolvimento cerebral.

Mas um estudo apontou que jogar games todos os dias, de maneira moderada, estimula o crescimento da massa cinzenta, área do cérebro responsável por controle muscular, memória, linguagem e percepção sensorial. Durante a pesquisa realizada em parceria entre o Max Planck Institute for Human e o Hospital Santa Edwiges, de Berlim, Alemanha, pacientes adultos jogaram Mário 64 no portátil Nintendo DS, durante 30 minutos por dia, durante dois meses. Após esse período, os pesquisadores notaram um aumento da massa cinzenta nos pacientes, houve também uma melhora considerável em duas áreas do cérebro: o hipocampo bilateral e em algumas partes do córtex pré-frontal direito. O hipocampo é uma parte do cérebro que tem formato de ferradura e abrange os hemisférios. Ele é o responsável pela formação de memória, assim como a ligação de informações sensoriais como cheiros e sons.

Segundo o estudo a vontate de jogar também é algo positivo, os pacientes que demonstraram mais interesse tiveram ganhos maiores que os demais jogadores. Os cientistas acreditam que isso acontece devido à liberação de dopamina, substância utilizada pelo cérebro quando a pessoa está realizando uma atividade da qual ela gosta.

Seja qual for sua plataforma, jogue com vontade.

Fonte: Revista pastalsaúde - página 26; Ano 1 - Edição 2 - Junho/2014



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...