16 junho 2014

Melhore seu Wi-Fi mudando de canal

Fonte: http://www.tempestwireless.com/media/images/misc/wifi_range.gif

Uma rede sem fio é muito sensível e está a mercê de diversos fatores, entre eles a escolha do canal. A frequência mais usada por este padrão, a de 2,4GHz, é dividida em vários canais que podem estar lotados ou recebendo interferência dos canais vizinhos.

Para que um canal não causasse problemas no que está ao lado, seria necessário um intervalo de pelo menos 25MHz entre eles, mas tanto aqui quanto nos Estados Unidos, a distância não passa dos 5MHz, o que faz com que tenhamos além de escolher um canal vago, se preocupar com a interferência dos canais vizinhos.

Os canais 1, 6 e 11 são considerados os melhores justamente por não se sobreporem e pelo espaço que existe entre eles como vocês podem ver na imagem acima, porém a maioria dos roteadores sem fio vem configurado para o 6, lotando este canal nas redondezas da sua casa, causando instabilidade e lentidão.

Usando o programa WirelessMon, ele mostra as redes sem fio ao seu redor, mostra a intensidade do sinal e além disso gera um gráfico dos canais mais usados nas redondezas (é necessário que seu computador capture sinal wireless). Utilizando o programa você conseguirá visualizar quais os canais são mais utilizados na sua região, assim você terá uma ideia de qual canal está mais vazio (prefira entre 1, 6 ou 11).

Além de escolher o canal mais vazio, um exemplo de escolha para evitar interferência é sobre o maior espaço possível entre duas redes, imagine um cenário onde o canal 7 e o 11 estão lotados. Nesse caso, usar o canal 9 seria o ideal pois ele está minimamente distante tanto de um quanto de outro.

Outra coisa que interfere bastante no sinal WiFi são os telefones sem fio que trabalham na frequência de 2,4GHz. Alguns deles não se dão bem com redes de computadores sem fios e acabam atrapalhando a comunicação com interferência. Experimente nesses casos manter o roteador bem distante do telefone, ou compre modelos de 900MHz.

Com um canal já em mente, agora basta acessar as configurações do seu roteador e mudar de canal...

Para acessar as configurações do roteador no Windows, basta ir na "Central de rede e compartilhamento" clicar em "Ethernet" (ou conexão local), depois clique em "Detalhes" e em "Gateway Padrão IPv4" você verá o número que deverá digitar no navegador para acessar as configurações do roteador.

Digite na barra de endereço do seu navegador o número que geralmente é 192.168.x.x, dê enter com certeza pedirá nome de usuário e senha, então pesquise no Google: usuário e senha [modelo do seu roteador], depois faça login, acesse a aba referente a Wireless e procure por algo como "New Channel" escolhe seu novo canal e salve a alteração. 

Esta dica é bastante útil e veio por parte de um membro da nossa equipe que estava jogando no PS3 com a taxa de 5Mbps após trocar de canal que estava muito cheio causando interferência a taxa de download aumentou para a real velocidade da internet de 10Mbps.

Fonte: amigogeek.net



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...