11 fevereiro 2014

Entenda porque alguns jogos são tão viciantes

Flappy Bird - Fonte/Reprodução: http://www.dailydot.com/gaming/psychology-flappy-bird-addiction/

Cada jogador tem experimentado a emoção de ganhar e a agonia da derrota. Mas o que exatamente está acontecendo em nosso cérebro quando nós jogamos, e por que não podemos parar de jogar?

O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi chama este sentimento de "fluxo". Ele surge quando há um equilíbrio perfeito entre o estresse e a recompensa. Se a tarefa que você está envolvido é muito difícil e você não consegue, então suas emoções se balanceia em uma direção: ansiedade, raiva e frustração. Se a tarefa é muito fácil, você balanceia na outra direção: o tédio e desinteresse. Quando o desafio e o sucesso são equilibrados, o resultado pode ser emocionalmente inebriante.

Gráfico via Wesley Fryer / Flickr (CC BY-SA 2.0)

O fluxo é o processo criativo por trás de muitos inventores 'e gênios criativos'. Os games podem também induzir o fluxo, se eles têm que mistura perfeita de desafio e sucesso. Além disso, jogá-los também aumenta a dopamina e adrenalina em nossos cérebros, que é por isso que eles podem ser tão viciante. 

Um belo exemplo é o sucesso Flappy Bird em que te deixa na emoção de ganhar quando passa pelos canos e ao mesmo tempo te dá uma agonia, fazendo um equilíbrio perfeito entre o estresse e a recompensa.

Fonte: Life HackerThe Daily Dot



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...