03 fevereiro 2014

Artigo secreto - Vírus para Android?


Nos últimos anos com a popularização dos Smartphone uma preocupação que antes fazia parte com quem lida com computadores está assombrando usuários de Smartphone, os vírus.

Mas será de fato uma praga que se pega apenas navegando no Smartphone ou será mais uma preocupação que a mídia espalha.

Reunimos informações suficientes para mostrar que as chances de pegar vírus no Android é de 0,12% em 1,5 bilhão de instalações de aplicativos da loja do Google Play e de fontes alternativas.

Segundo a Google menos de 0,001% de todas as instalações de app pode levar a efeitos nocivos para o usuário, isso porque o Android possui várias camadas de proteção como mostra a imagem abaixo:


Android camadas de defesa / Fonte/Reprodução: http://www.androidauthority.com/android-malware-threat-report-279702/
  • Google Play: a loja possui uma verificação contra malware, existe até um antivírus especifico para a loja apelidado de Bouncer.
  • Unknown source warning: caso você instale um aplicativo de uma fonte desconhecida (fora da Google Play) o Android lhe pergunta se você realmente quer fazer isso.
  • Install confirmation: O Android lhe pergunta se você realmente quer instalar o aplicativo (evitando instalações sem consentimento).
  • Verify app consent: O antivírus padrão do Android chamado Verify App vasculha o aplicativo para ver se é seguro a instalação do mesmo, agora ele funciona com o Google Play Services e está ativado por padrão em 95% de todos os dispositivos com Android no mundo.
  • Verify app warning: Se o aplicativo for detectado pelo Verify App como inseguro o Android avisa para o usuário antes de instalar.
  • Runtime security checks: A também uma verificações de segurança em tempo de execução
  • Sandbox and Permissions: E depois de instalado o aplicativo fica limitado as permissões do sistema e ao Sandbox que impede que um aplicativo interfira em outro ou no sistema.
Bom você conferiu acima todas as camadas de segurança que o usuário tem até a execução de qualquer aplicativo, mas se mesmo com todas essas camadas o vírus passar por todas elas seria muito difícil causar um estrago grande em seu aparelho, já que seria necessário dar permissões do sistema (Root) ao aplicativo.

O maior recurso de segurança do Android é o Root, que por padrão no Android nem você, nem os aplicativos, e muito menos os vírus tem acesso a modificar o sistema, o sistema é totalmente bloqueado isso impede que algo vá danifica-lo, a único forma de modificar o sistema é dando permissão Root - isso tudo fica mais claro ao dizer que o Android está protegendo você de você mesmo.

*Não confunda Root com Rotear o aparelho, rotear é compartilhar sua internet do celular pelo Wi-Fi.

Claro que você pode dar permissão Root para certos aplicativos, mas isso é algo que você precisa saber fazer, e tem que ter certeza do que faz, sendo muito difícil um usuário comum conseguir dar acesso root a algo sem querer ou sem saber. Resumindo você só pegará vírus no Android ciente do que está fazendo.

Às vezes você nem pegou vírus no Android e o seu aparelho está lento, travando etc... isso acontece quando instala apps mal intencionado que o sistema não identifica como vírus, então quem desenvolve este tipo de app querem apenas aproveitar para "zoar" com sua cara e fazem o aparelho apresentar supostos problemas técnicos que na verdade uma simples desinstalação deles resolve o problema.

Este artigo tem o intuito educacional, e foi baseado nas fontes de confiabilidade abaixo:




Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...