04 dezembro 2013

Entenda a diferença e qual tipo de DVD compra

Os tipos de DVDs são definidos pela forma que é feita a gravação. 

Os DVDs duplicados industrialmente, geralmente com conteúdo de filmes ou músicas de artistas, tem as informações gravadas em uma matriz cuja replicação é feita através de um sistema de prensagem gerando cópias que podem ser assistidas em qualquer tipo de reprodutor mas não podem ser regraváveis.

Já os DVDs graváveis, isto é aqueles que tem uma camada sensível especial que é gravada pelo laser de um gravador de DVD presente em seu computador, se dividem nos tipos "Não Regraváveis" e "Regraváveis".

Na categoria não regraváveis, permite gravações até que se atinja a capacidade máxima de armazenamento do disco, mas mesmo se você não preencher todo o disco não será possível gravar mais nada nele.

  • DVD-R: somente permite uma gravação e pode ser lido pela maioria de leitores de DVD;
  • DVD+R: somente permite uma gravação, pode ser lido pela maioria de leitores de DVD e é lido mais rapidamente para backup;
  • DVD+R DL (dual-layer): semelhante ao DVD+R, mas que permite a gravação em dupla camada, aumentando a sua capacidade de armazenamento.
Agora na categoria regraváveis, os DVDs possuem uma camada que pode ter as informações "apagadas" permitindo sua reutilização ou permite que as informações sejam gravadas gradativamente até que preencha todo o disco.

  • DVD-RW: permite gravar e apagar cerca de mil vezes;
  • DVD+RW: é uma evolução do DVD-RW. Também permite gravar e apagar cerca de mil vezes, mas possui importantes aperfeiçoamentos, em especial uma compatibilidade muito maior com os DVD Players.
  • DVD+RW DL: possui duas camadas de gravação, o que dobra a sua capacidade de armazenamento.
  • DVD-RAM: permite gravar e apagar mais de cem mil vezes, mas apenas podem ser lidos em drivers do mesmo tipo.
Também é importante saber o tipo de leitor/gravador de DVD que você possui, já que pode não ser compatível com alguns tipos de DVDs. Para descobrir qual tipo de DVD seu leitor/gravador é compatível no Windows por exemplo, abra o "Meu Computador" e confira o que está escrito depois de "Unidade de DVD...", já em DVD Player confira no manual.

Fonte: Wikipedia



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...