30 maio 2013

Descubra o defeito do seu PC pelo "bip" que ele emite

BIOS POST - imagem retirada do Google Imagens

Sempre ao ligar o computador você já deve ter notado que ele produz um efeito sonoro que pode ser expressamente escrito como "bip", isso é uma forma da máquina nos enviar informações sobre seu mal funcionamento em questão de hardware. Confira abaixo uma lista de "bips" que sua máquina pode emitir, espero ajudar a você identificar o problema da sua máquina antes de enviá-la a um técnico:


  • 1 bip curto: significa que o sistema está pronto e em perfeitamente em funcionamento, ele sempre é emitido ao ligar o computador.
  • 1 bip longo: significa falha no Refresh (Refresh Failure), o circuito de refresh da placa mãe está com problemas ou há falhas nos módulos de Memória RAM (verifique se os pentes memória estão bem colocados ou substitua os mesmo).
  • 1 bip longo e 2 bips curtos ou 1 bip longo e 3 bips curtos: significa falha no vídeo, problemas com a BIOS da placa de vídeo, verifique se não tem mau contato, tente a troca de slots ou a limpeza dos conectores.
  • 2 bips curtos: significa falha geral, aconteceu uma falha grave em algum componente e a BIOS não foi capaz de identificar.
  • 2 bips longos: significa que durante o POST (sigla em inglês para "Auto-teste de inicialização") foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção “Parity Check” encontrada no setup da sua BIOS. Recomenda-se não modificar o Setup (BIOS) sem pleno conhecimento do que está sendo feito. A troca do(s) pente(s) pode diagnosticar o problema.
  • 3 bips longos: significa falha nos primeiros 64 Kb da memória RAM (Base 64k memory failure), isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Verifique se não há mal contato ou experimente retirar os pentes de memória e limpar os contatos usando uma borracha de vinil e recolocá-los com cuidado.
  • 4 bips longos: Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM.
  • 5 bips: significa erro no processador, o processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, se não há exagero de pasta térmica ou se por esquecimento, a alavanca do soquete não ficou erguida (às vezes, acontece)
  • 6 bips: Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O Gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe.
  • 7 bips: Processor exception (interrupt error): o processador gera uma interrupção. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, baixe a frequência de operação do processador.
  • 8 bips: significa erro na memória da placa de vídeo (display memory error). Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato (placas off board). Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.
  • 9 bips: significa erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser mal sucedido no carregamento, corrompimento no Upload ou mesmo pela ação de um vírus
  • 10 bips: Falha na (CMOS shutdown register): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou um erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Provavelmente tratar-se de um problema físico do chip, não restando outra opção além da troca da placa mãe.
  • 11 bips: Problemas com a Memória Cache (cache memory bad): Erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema, normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache.
Note que se for detectado algum problema durante o POST (sigla em inglês para "Auto-teste de inicialização") a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe então recomenda-se que cheque o manual da sua placa-mãe.



Publicidade:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...